PT espera que Anacom mude de ideias no privilégio à Optimus - TVI

PT espera que Anacom mude de ideias no privilégio à Optimus

  • Rui Pedro Vieira
  • 8 nov 2007, 17:26
PT

A Portugal Telecom espera que a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom)mude de ideias na decisão de privilegiar a Optimus.

De acordo com Zeinal Bava, a decisão do regulador no que diz respeito à regulação assimétrica é «apenas um sentido provável de decisão e, no passado, a Anacom já alterou decisões».

O comentário do vice-presidente da PT, à margem do anúncio de novos serviços do portal Sapo na banda larga móvel e nos telemóveis, surge um dia depois de o presidente da empresa, Henrique Granadeiro, ter acusado a Anacom de beneficiar a Optimus de «forma escandalosa», ao pretender beneficiar com um prémio de 20 por cento no novo tarifário de terminação de chamadas da rede móvel que será aplicado em 2008.

«Temos de aguardar a decisão final», acrescentou Zeinal Bava, sublinhando que «o nosso diálogo com o regulador é privado e confidencial».

A Anacom pretende aplicar uma redução do valor pago por operador por terminar a chamada na rede do concorrente. Assim, se o projecto de lei se concretizar nos moldes anunciados, a TMN e a Vodafone pagariam 7,8 cêntimos pela terminação da chamada num operador concorrente, enquanto o operador da Sonaecom apenas 6,5 cêntimos.

«Vamos continuar a alertar o regulador para o impacto desta medida nos operadores e na economia», disse Zeinal Bava.

«Queremos trabalhar construtivamente com a Anacom», concluiu.

As acções da PT encerraram a perder 1,38% para os 9,27 euros.
Continue a ler esta notícia