Acessos na rede fixa crescem mas PT pede quota para concorrentes - TVI

Acessos na rede fixa crescem mas PT pede quota para concorrentes

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O parque de acessos telefónicos primordiais instalados a pedido de clientes no final do quarto trimestre do ano passado chegava a 4,1 milhões, a que corresponde uma penetração de cerca de 39 acessos por 100 habitantes.

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Face ao trimestre anterior, efectuou-se «um pequeno crescimento do número de acessos (0,3%). Em termos anuais, regista-se uma estabilização do número de acessos», referiu esta quarta-feira, a Anacom.

As empresas do grupo Portugal Telecom (PT) detinham 78,1 por cento do total dos acessos instalados a pedido de clientes, menos 3,1 pontos percentuais do que no trimestre anterior e menos 10,9 pontos percentuais que no final do período homólogo.

Número de clientes do fixo em acesso directo aumentou 3,6%

O que também aumentou foi o número de clientes de serviço telefónico fixo na modalidade de acesso directo, que rondava os 3,2 milhões no final de Dezembro, registando-se um aumento de 2,2% face ao trimestre anterior e uma subida homóloga de 3,6%. «Para tal contribuíram as ofertas de prestadores alternativos suportadas em tecnologia GSM, e as ofertas em pacote, integrando telefonia fixa, televisão por cabo e/ou Internet», salinetam.

No final do 4º trimestre, mais de 142 mil clientes beneficiavam da ORLA. Em relação ao trimestre anterior, o número de clientes com «factura única» aumentou cerca de 51 mil.

A quota de clientes de acesso directo do Grupo PT registou uma quebra de 3,7 pontos percentuais, em relação ao trimestre anterior, e de 12,4 pontos percentuais face ao trimestre homólogo, situando-se nos 76,5 por cento no final do trimestre. «Esta quebra resulta não só das novas ofertas dos prestadores alternativos, como também dos acessos com ORLA activad», referem.

O tráfego total originado na rede fixa durante o trimestre rondou 2.220 milhões de minutos, resultantes de 733 milhões de chamadas. Embora estes valores representem variações positivas face ao trimestre anterior (o volume de minutos cresceu 3,5% e o volume de chamadas cresceu 2,4%), verifica-se uma quebra homóloga muito significativa, principalmente ao nível dos minutos, 11,6%. O volume de chamadas diminuiu 8,5% em termos homólogos.

Em termos anuais, verifica-se uma subida de 0,3 pontos percentuais da proporção de tráfego cursado através de acesso indirecto no tráfego total.

Do total de chamadas de voz efectuadas, 20,7% foram realizadas através de acesso indirecto. Em termos anuais, verifica-se um crescimento da quota do acesso indirecto no total de chamadas, 0,7 pontos percentuais.

No trimestre em análise, manteve-se a tendência de diminuição dos valores das quotas de tráfego de voz do Grupo PT, tanto em minutos (69,7%, 0,9 pontos percentuais abaixo do valor registado no trimestre anterior), como em termos de chamadas (69,6%, 1,1 pontos percentuais abaixo do valor registado no trimestre anterior).

No último ano, os novos prestadores aumentaram as suas quotas em cerca de 3,2 pontos percentuais, em termos de minutos, e em 3,4 pontos percentuais, em termos de chamadas.
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