Quase 70% dos acessos à Internet são de banda larga - TVI

Quase 70% dos acessos à Internet são de banda larga

Rato

No primeiro trimestre de 2006, o computador estava presente em 45,4% dos agregados domésticos portugueses, a Internet em 35,2% e a banda larga em 24%.

Relacionados
Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, no mesmo período, 42,5% dos indivíduos com idade entre os 16 e os 74 anos utilizaram computador e 35,6% acederam à Internet.

A ligação à Internet através de banda larga apresenta, no período de 2003 a 2006, um crescimento expressivo, fixando-se em 47,4% a taxa média de crescimento anual deste indicador. A percentagem de agregados que dispõem de ligação por banda larga triplicou face a 2003, situando-se actualmente em 24%, o que corresponde a 68,3% do total de agregados com acesso à Internet.

Lisboa é a região onde as taxas de penetração das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) são mais elevadas: mais de metade (52,8%) dos agregados possui computador; 40,7% dispõem de ligação à Internet e para 33,8% a ligação à rede é efectuada através de banda larga.

Para 82,2% dos agregados domésticos com acesso à Internet, o computador é o principal meio de ligação. O telemóvel constitui-se como meio de acesso para 42,3% dos que se ligam à Internet.

Das ligações por banda larga, a tecnologia DSL e o cabo são os tipos de acesso mais referidos pelos agregados com Internet, respectivamente por 35% e 31,4%. O telemóvel com acesso à Internet por banda estreita destaca-se como o segundo tipo de ligação (32,6%), ultrapassando a proporção de agregados cujo acesso é disponibilizado por modem analógico ou RDIS (29,3%).

26% dos inquiridos considera banda larga muito cara

As principais justificações apresentadas para não dispor de ligação através de banda larga em casa prendem-se, essencialmente, com o facto de o tipo de utilização dada à Internet não justificar uma ligação de alta velocidade, bem como com o custo do acesso: razões apontadas, respectivamente, por 26,6% e 26% dos agregados sem este modo de ligação.
Continue a ler esta notícia

Relacionados