Temporal deixa rasto de destruição - TVI

Temporal deixa rasto de destruição

Inundações

Pontes e estradas destruídas, famílias evacuadas de barco, um estrada nacional submersa e dezenas de desalojados. População receia nova tempestade. Envie-nos fotos e vídeos

O mau tempo que se fez sentir na madrugada desta quarta-feira deixou o país em estado de sítio. Em Pombal, pontes e estradas foram destruídas e em Leiria famílias foram evacuadas com recurso a barcos. No distrito de Santarém, a Estrada Nacional 365 está submersa na ponte do Rio Alviela, sendo, por isso, impossível a circulação automóvel.

«Como houve muitos incêndios este Verão, as terras estão soltas e com a enxurrada vêm árvores secas, ramos, terra, detritos e lixos, que partiram janelas, portas e inundaram tudo», explicou Narciso Mota, presidente da Câmara de Pombal que falou ao PortugalDiário, enquanto andava pelo concelho a fazer uma avaliação dos estragos.

O cenário de destruição deixou o autarca em desalento. «Há lojas, casas e hotéis inundadas, carros submersos, o centro de saúde foi desactivado e os doentes transferidos para o hospital».

A chuva parou de cair em Pombal, mas a população não descansa. «Para já estamos a proceder às operações de limpeza, mas vai demorar muito tempo até que tudo volte ao normal», lamentou Narciso Mota.

As previsões meteorológicas ainda assustam os pombalenses: além do vento forte que se faz sentir, para a noite são esperadas trovoadas e aguaceiros. O autarca mostra-se apreensivo com o boletim meteorológico: «Se continuar a chover, a situação é preocupante».

Governo não atribui verba para ajudar população

O ministro do Ambiente afirmou esta tarde, numa visita a Tomar, que, no que respeita ao resto do país, o problema das inundações «não tem gravidade suficiente» para obrigar a medidas extraordinárias de apoio por parte da administração central.

Tomar recebeu o alerta de inundação atempadamente e as operações de prevenção parecem ter surtido efeito. O rio Nabão e os seus afluentes galgaram as margens, «mas os sacos de areia e os painéis que foram colocados impediram que as águas invadissem casas e estabelecimentos comerciais, nas zona da Levada», explicou ao PortugalDiário Victor Parrana, segundo comandante dos Bombeiros de Tomar.

Duas dezenas de famílias evacuadas

Mesmo assim foi necessário «evacuar duas dezenas de famílias de um acampamento cigano na zona do Flecheiro e não foi possível evitar a morte de 40 ovelhas em Sabacheira, onde há quatro habitações isoladas», explicou o responsável.

A situação em Tomar estabilizou, até porque a chuva também acalmou, mas ainda há ruas fechadas e os responsáveis estão de prevenção. O próximo passo será limpar tudo o que a fúria das águas arrastou e destruiu.

População foge da intempérie de barco

O mau tempo que esta quarta-feira assolou o distrito de Leiria obrigou à evacuação de pessoas com recurso a barcos. Na zona da Ponte das Mestras, «o rio transbordou, inundando casas e estabelecimentos industriais e obrigando à evacuação de populações, inclusive recorrendo a barcos», explicou ao PortugalDiário Adelino Mendes, adjunto do Governador Civil de Leiria. Os moradores foram realojados em casa de familiares.

O mau tempo causou ainda a ruptura de uma vala que desagua no rio Lis que, «além de inundar campos agrícolas, temeu-se que pudesse ameaçar a população de Carreira», disse a mesma fonte.

Durante o dia, maquinaria pesada esteve no local a colocar blocos rochosos para tapar a vala e, com a diminuição da chuva e consequentemente do caudal do rio, a população de Carreira não foi atingida pela inundação.

Ainda no distrito de Leiria, há duas pontes interditas ao trânsito devido ao caudal do rio.

Estrada submersa

No distrito de Santarém, a Estrada Nacional 365 está submersa na ponte do Rio Alviela, sendo, por isso, impossível a circulação automóvel.

Envie-nos fotos e vídeos através do email PortugalDiário através do mail: portugaldiario@iol.pt.

O PortugalDiário agradece a todos os leitores que têm enviado fotografias das suas regiões assoladas pelo temporal.
Continue a ler esta notícia