Índia tem míssil nuclear capaz de atingir a China - TVI

Índia tem míssil nuclear capaz de atingir a China

  • Portugal Diário
  • 12 abr 2007, 11:39

O ensaio do dispositivo foi efectuado esta quinta-feira

A Índia testou esta quita-feira, com êxito o seu mais poderoso míssil balístico terra-terra, com capacidade nuclear susceptível de atingir a China, segundo fonte oficial citada pela Lusa.

O míssil, baptizado «Agni III», foi lançado a partir da ilha de Wheelerm, 180 quilómetros a nordeste de Bhubaneswar, capital do Estado oriental de Orissa, às 10h52 locais (06h22 de Lisboa). O «Agni III», que segundo o canal de televisão indiano NDTV é o mais poderoso projéctil de alcance médio que a Índia possui, tem uma capacidade máxima de 1.500 quilos de carga explosiva e pode ser lançado a partir de várias plataformas.

Segundo testemunhas presenciais citadas pela PTI, o míssil, lançado a partir do Centro Integrado de Ensaios da base militar de Chandipur, elevou-se até ao céu e deixou uma densa coluna de fumo branco e amarelo.

Até ao momento, o único míssil totalmente operacional das Forças Armadas indianas é «Prithvi», com um alcance menor, de 300 quilómetros, segundo o «The Times of India».

O «Agni III» começou com os seus «irmãos pequenos», o «Agni I» (700-800 quilómetros), concebido para a defesa contra o Paquistão, e o «Agni II» (2000 quilómetros), com capacidade sobre o oeste da China.

Os dois projécteis encontram-se em fase de introdução no Exército, que em breve contará segundo o previsto, com o «Agni III», capaz de alcançar objectivos estratégicos da China.

Em Julho de 2006 um primeiro ensaio, que fracassou, terminou com a queda do projéctil do mar.
Continue a ler esta notícia