90% dos empregos vão exigir competências em tecnologia - TVI

90% dos empregos vão exigir competências em tecnologia

Ar Livre

Estudo antecipa cenário português para 2014

Relacionados
Dentro de cinco anos, em Portugal, 90% das profissões irão exigir competências em TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) em todos os sectores, conclui um estudo realizado pela consultora IDC em 13 países europeus.

Em média, 31% desses funcionários terão competências de utilização de dispositivos tecnológicos, 28% terão competências básicas em TIC e os empregados sem quaisquer competências na área serão abaixo dos 10%. 58% dos inquiridos de todos os países é da opinião que o sector da Educação necessita de preparar melhor os alunos, actuais e formados, nas áreas das TIC.

«As competências em TIC são essenciais para a próxima geração de trabalhadores e para a construção da sociedade da inovação na Europa. Sabemos que as tendências tecnológicas irão determinar a necessidade de melhores competências em TIC por parte da mão-de-obra», reconheceu Jan Muehlfeit, Chairman da Microsoft para a Europa.

Numa recente comparação entre países, a proporção de empregos nos países da Europa Central e de Leste que não requer quaisquer competências em TIC é maior do que nos países da Europa Ocidental. No entanto, nos próximos cinco anos, a Europa Central e de Leste irá alcançar a Europa Ocidental, o que traduz um aumento significativo do investimento no desenvolvimento de competências em TIC na região, durante este período.

A Roménia, a Polónia e a Itália esperam um forte aumento nas competências de utilização de dispositivos tecnológicos, ao passo que, na Hungria, este aumento se verificará nas competências avançadas em TIC. O Reino Unido destaca-se pela forte procura de competências básicas no sector.
Continue a ler esta notícia

Relacionados