Telemóveis para crianças são feitos a pensar nos pais - TVI

Telemóveis para crianças são feitos a pensar nos pais

  • Rui Pedro Vieira
  • 30 jul 2007, 13:34
telemóvel batman

A maioria dos telemóveis criados à medida das crianças com menos de 14 anos é feita a pensar nos pais.

Relacionados
Segundo um estudo de mercado realizado em Portugal pela empresa de pesquisa GFK, as principais razões para os pais darem um telefone móvel aos seus filhos prendem-se com o desejo de estarem sempre contactáveis e com a necessidade de segurança e controlo.

Ainda de acordo com este estudo, 75 por cento dos pais afirma que é importante saber que os filhos estão contactáveis através de um telemóvel.

«Até hoje a única alternativa para os pais que queriam estar em contacto com os seus filhos era dar-lhes telemóveis pensados para adultos», refere o director da unidade de negócios Consumo da Vodafone Portugal, que lançou o telemóvel D100 em parceria com a Disney. «Ao apercebemo-nos desta necessidade, juntámo-nos à Disney para disponibilizar o D100, o telefone com as características de segurança que os pais precisavam e que as crianças gostam de utilizar», acrescentou à «Agência Financeira».

Já de acordo com o gabinete de comunicação da TMN, «as camadas mais jovens constituem um target fundamental no sector das telecomunicações móveis, na medida em que estão mais aptas a líder com as novas tecnologias e detêm grande influência, por isso, no contexto do agregado familiar no momento de adquiri e lidar com o telemóvel e os serviços que a ele estão associados».

Ainda para a TMN, a penetração dos clientes «a partir dos 15 anos é praticamente de 100%. Até aos 14 anos de idade, a adopção do telemóvel é mais rápida nas zonas urbanas».

Quanto à Optimus, «com a cada vez maior familiarização do telemóvel, a idade média de entrada no mercado tem vindo a descer, sendo cada vez mais comum às crianças terem telemóvel», defende a operadora contactada pela «Agência Financeira».

85% dos jovens entre 10 e 14 anos com telemóvel

No mais recente Barómetro de Telecomunicações da Marktest, referente a dados de 2006, 85% dos portugueses entre os 10 e os 14 anos possui telemóvel.

Por outro lado, 5,3 milhões de residentes com 10 e mais anos costuma utilizar os serviços SMS, sendo que os jovens entre os 15 e os 24 anos enviam diariamente uma média de 17 mensagens escritas.

As crianças entre os 10 e os 14 anos enviam um número médio de 73 mensagens por semana.
Continue a ler esta notícia

Relacionados