Segundo um estudo de mercado realizado em Portugal pela empresa de pesquisa GFK, as principais razões para os pais darem um telefone móvel aos seus filhos prendem-se com o desejo de estarem sempre contactáveis e com a necessidade de segurança e controlo.
Ainda de acordo com este estudo, 75 por cento dos pais afirma que é importante saber que os filhos estão contactáveis através de um telemóvel.
«Até hoje a única alternativa para os pais que queriam estar em contacto com os seus filhos era dar-lhes telemóveis pensados para adultos», refere o director da unidade de negócios Consumo da Vodafone Portugal, que lançou o telemóvel D100 em parceria com a Disney. «Ao apercebemo-nos desta necessidade, juntámo-nos à Disney para disponibilizar o D100, o telefone com as características de segurança que os pais precisavam e que as crianças gostam de utilizar», acrescentou à «Agência Financeira».
Já de acordo com o gabinete de comunicação da TMN, «as camadas mais jovens constituem um target fundamental no sector das telecomunicações móveis, na medida em que estão mais aptas a líder com as novas tecnologias e detêm grande influência, por isso, no contexto do agregado familiar no momento de adquiri e lidar com o telemóvel e os serviços que a ele estão associados».
Ainda para a TMN, a penetração dos clientes «a partir dos 15 anos é praticamente de 100%. Até aos 14 anos de idade, a adopção do telemóvel é mais rápida nas zonas urbanas».
Quanto à Optimus, «com a cada vez maior familiarização do telemóvel, a idade média de entrada no mercado tem vindo a descer, sendo cada vez mais comum às crianças terem telemóvel», defende a operadora contactada pela «Agência Financeira».
85% dos jovens entre 10 e 14 anos com telemóvel
No mais recente Barómetro de Telecomunicações da Marktest, referente a dados de 2006, 85% dos portugueses entre os 10 e os 14 anos possui telemóvel.
Por outro lado, 5,3 milhões de residentes com 10 e mais anos costuma utilizar os serviços SMS, sendo que os jovens entre os 15 e os 24 anos enviam diariamente uma média de 17 mensagens escritas.
As crianças entre os 10 e os 14 anos enviam um número médio de 73 mensagens por semana.
Telemóveis para crianças são feitos a pensar nos pais
- Rui Pedro Vieira
- 30 jul 2007, 13:34
A maioria dos telemóveis criados à medida das crianças com menos de 14 anos é feita a pensar nos pais.
Relacionados
Continue a ler esta notícia