Parlamento Europeu quer obrigar Estados a trabalhar mais horas - TVI

Parlamento Europeu quer obrigar Estados a trabalhar mais horas

Escritório (arquivo)

Poderão passar das actuais 48 horas para as 65 horas

Relacionados
O Parlamento Europeu vai obrigar os Estados membros a abrirem negociações sobre a intenção de aumentar o número de horas de trabalho por semana para 65, assegurou o deputado europeu por Espanha, Alejandro Cercas.

Segundo este deputado citado pela «Lusa», existe já uma maioria absoluta no Parlamento Europeu (PE) para votar contra parte destas medidas, com mais de 393 deputados a apoiarem as emendas aprovadas pela Comissão de Emprego do PE que vão contra a intenção dos Estados de decretarem que os períodos inactivos dos bancos dos médicos não sejam considerados tempo de trabalho.

Se a maioria aceitar as modificações a 17 de Dezembro (dia da votação), em Estrasburgo, terão obrigatoriamente de ser abertas negociações entre o Parlamento Europeu e os representantes dos Estados membros para se alcançar um acordo.

A intenção de Alejandro Cercas é reabrir capítulos como a generalização do chamado «opt-out», uma cláusula transitória que os Governos querem generalizar e que permite, em caso de acordo entre a empresa e o trabalhador, que este ultrapasse o número de horas de trabalho de semanal de 48 horas (legislação actual), podendo atingir as 65 horas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados