Sul do Tejo: greve nos transportes com adesão de 80% - TVI

Sul do Tejo: greve nos transportes com adesão de 80%

autocarro1

Empresa contesta dados do sindicato e estima que apenas 45% dos trabalhadores fizeram greve

Relacionados
A greve nos Transportes Sul do Tejo teve uma adesão superior a 80 por cento, segundo os números finais dos sindicatos que a convocaram, enquanto a empresa estima que apenas 45 por cento dos trabalhadores fizeram greve, escreve a agência Lusa.

Sérgio Monte, do Sindicato dos Trabalhadores dos Tranportes, disse à Agência Lusa que a greve, que decorreu entre as 4h e as 14h, teve uma adesão de «mais de 80 por cento», significando que «mais de 350 motoristas dos 400 que estiveram ao serviço» pararam de trabalhar.

Por seu turno, o administrador da empresa António Sampaio estimou que «55 por cento dos trabalhadores não fizeram greve».

O sindicalista explicou a discrepância de números afirmando que «na empresa trabalham cerca de 800 motoristas, mas não estão todos ao serviço ao mesmo tempo».

Num plenário que se realizou esta tarde, os trabalhadores decidiram não marcar para já mais greves «para a administração não poder dizer que não negoceia sob pressão».

Sérgio Monte afirmou que já pediram à administração uma nova reunião e que se não tiverem resposta, recorrerão à conciliação do Ministério do Trabalho.

Em causa está «a caducidade de acordo mútuo que está em vigor há mais de 20 anos», e, segundo o líder sindical, o encerramento das negociações «unilateralmente da parte da empresa» de um aumento salarial de «1 por cento e que podia chegar ao 1,5 por cento».
Continue a ler esta notícia

Relacionados