Mensagem de Jesus «continua válida» - TVI

Mensagem de Jesus «continua válida»

  • Portugal Diário
  • 27 fev 2007, 10:19
Túmulo (imagem Discovery Chanel)

Documentário «O túmulo de Jesus» transmitido pelo Discovery Channel a 4 de Março

O produtor cinematográfico norte-americano James Cameron e o realizador canadiano Simcha Jacobovici afirmam que o seu documentário «O túmulo de Jesus» mostra que a mensagem que foi transmitida há dois mil anos continua a ser válida hoje em dia.

Em conferência de imprensa, segunda-feira, na Biblioteca Pública de Nova Iorque, Cameron afirmou: «Penso que haverá quem diga que estamos a tentar minimizar a Cristandade mas isso é muito, mas mesmo muito, diferente do que pretendemos».

«O que este filme e a investigação para o filme conseguem trazer, pela primeira vez, à luz do dia são provas tangíveis, físicas, arqueológicas e nalguns casos forenses, que podem ser analisadas cientificamente, da mesma maneira que faríamos numa investigação criminal em termos de prova de ADN», acrescentou.

Jacobovici explicou que a realização do documentário foi «uma jornada de três anos que parece mais incrível do que a ficção. A ideia de possivelmente encontrarmos o túmulo de Jesus e de vários membros da sua família, com provas científicas tremendas, está para além do que alguém pode imaginar».

Os cineastas analisaram dez ossários encontrados em 1980, no Bairro de Talpiot, em Jerusalém, e que presentemente estão entregues à Autoridade de Antiguidades de Israel e guardados num armazém em Bet Shemesh.

Seis dos ossários tinham gravados nomes ligados à família de Jesus: Jesus filho de José, Judas filho de Jesus, Maria, Mariamne, José e Mateus. Neles foram encontrados três caveiras e vários ossos, que, segundo o costume judaico, foram imediatamente sepultados.

A equipa de Cameron mandou fazer testes de ADN a dois ossários - um com a inscrição «Jesus filho de José» e a outro com a inscrição «Mariamne» - na Universidade de Lakehead, no Canadá, que concluíram que se tratava de duas pessoas sem relações de sangue, e que, por isso, deveriam ser casadas.

No documentário, o narrador, Ron Withe, diz: «Talvez Jesus e Maria Madalena fossem casados, como sugerem os resultados de ADN dos ossários de Talpoit e talvez a sua união fosse mantida secreta para proteger uma potencial dinastia - um segredo guardado ao longo dos tempos. Um segredo que agora pudemos descobrir no túmulo da Sagrada Família».

O documentário vai ser transmitido pelo Discovery Channel a 4 de Março
Continue a ler esta notícia