Marquês: obras do metro concluídas em Julho - TVI

Marquês: obras do metro concluídas em Julho

  • Portugal Diário
  • 24 abr 2007, 16:02

Abertura do túnel para a Avenida António Augusto de Aguiar após conclusão dos trabalhos

As obras de reforço da galeria do Metropolitano de Lisboa junto ao Túnel do Marquês, das quais depende a abertura desta via para a Avenida António Augusto Aguiar, estarão concluídas no início de Julho, anunciou esta terça-feira a transportadora, citada pela Lusa.

«A adjudicação da obra será feita no prazo de duas semanas, dentro do timing previsto. Depois a obra será rápida», disse o presidente do Metropolitano de Lisboa, Joaquim Reis, no final de uma visita com vários agentes da mobilidade ao Túnel do Marquês, que é inaugurado quarta-feira.

O presidente do Metropolitano de Lisboa adiantou que as obras de reparação das fissuras no troço do túnel que passa junto à galeria da Linha Amarela do Metro, sob a Avenida Fontes Pereira de Melo, demorarão cerca de dois meses, estando concluídas no «final de Junho ou meados de Julho».

O vereador das Obras Municipais da Câmara de Lisboa, Pedro Feist, avançou que depois de as obras do Metro estarem terminadas, a ligação do ramal para a Avenida António Augusto Aguiar deverá estar concluída no prazo de três meses.

Vítor Damião, engenheiro responsável pela obra, reiterou que, apesar de os dois túneis apenas estarem separados por cerca de 50 centímetros, «são fundações e estruturas distintas».

Apesar de o túnel abrir com uma saída fechada, o vereador salientou que «90 por cento do essencial está feito».

«Finalmente, o túnel vai abrir e ajudar na fluidez de trânsito», sublinhou o autarca.

Pedro Feist convidou hoje vários operadores de transportes, como o Metropolitano de Lisboa, a Carris, a Rodoviária de Lisboa e a CP, e agentes da mobilidade, nomeadamente o Automóvel Clube Português (ACP) a conhecerem o Túnel do Marquês.

Piloto de automóveis diz que túnel não é perigoso

Presente na visita, Miguel Barbosa, piloto de automóveis que participou no Lisboa/Dakar, disse que «a inclinação não representa qualquer perigo para os automobilistas», desde que cumpram os limites de velocidade (50 k/m).

«O túnel está bem conseguido, há sempre visibilidade e não permite choques frontais», sustentou.
Continue a ler esta notícia