Portugueses são fiéis ao Algarve mas metade evita hotéis - TVI

Portugueses são fiéis ao Algarve mas metade evita hotéis

[Arquivo]

Visitam região, pelo menos, uma vez por ano

Relacionados
Quase metade dos portugueses não fica em hotéis quando visita o Algarve. A verdade é que 47,2% opta por alojamento não hoteleiro e 25,1% desfruta de uma segunda habitação nesta região. Já 22,1% fica alojado em casa de familiares ou amigos.

A verdade é que a grande maioria dos portugueses (91,2%) não compra qualquer tipo de pacote turístico, mas reserva antes o seu alojamento com cerca de 45 dias de antecedência, por telefone (40,8%) ou pela internet (26%).



Mais de metade opta por um regime que não inclui refeições (54,1%) ou que inclui apenas o pequeno-almoço (22%), diz o estudo «Perfil do Turista Nacional que Visita o Algarve», promovido pela Entidade Regional de Turismo desta região.

Família vai atrás

Além disso, boa parte dos turistas nacionais que visita o Algarve tem entre 31 e 50 anos (51,3%), é casado ou vive em união de facto (65,1%).

Residentes maioritariamente no centro de Portugal, sobretudo na área da grande Lisboa (41%), mas também na região norte (14,7%), os turistas domésticos do Algarve têm formação superior (47,7%) e pertencem à população activa, sendo essencialmente trabalhadores por conta de outrem (58,4%).

Viajando sobretudo em família (52,9%), a deslocação ao Algarve é motivada pela vontade de descansar, passar bons momentos em família, e divertir-se. Para o turista nacional, o Algarve é sinónimo de bom clima, boas praias e segurança, sendo estes os principais factores de atracção da região.

Jovens são os que procuram mais região

A maioria dos inquiridos procura o Algarve pelo lazer do turismo de sol e praia e pela animação/recreação, e fazem-no pelo menos uma vez por ano. Na verdade, os Portugueses revelam uma elevada frequência de visita ao Algarve: 34,7% vem pelo menos uma vez por ano, 21,8% vem duas vezes por ano e 32,2% vem três ou mais vezes ao ano. A esmagadora maioria ¿ 95,8% são turistas de repetição frequente (56,5%) ou muito frequente (32,2%).

Uma faixa considerável dos turistas nacionais no Algarve é constituída por jovens, com menos de 30 anos (28,2%), que escolhem essencialmente o período da Páscoa para visitarem a região. Estes são maioritariamente turistas de lazer criativos, que pretendem aliar o lazer com a novidade e mudança, o sol e praia com a animação e a recreação e natureza.
Continue a ler esta notícia

Relacionados