Lucros da Media Capital caem 11% para 18 milhões - TVI

Lucros da Media Capital caem 11% para 18 milhões

Grupo Media Capital

Dona da TVI regista EBITDA de 50 milhões

Relacionados
A Media Capital obteve um resultado líquido de 17,6 milhões de euros em 2009, o que denota um decréscimo de 11% face aos 19,8 milhões alcançados no ano anterior.

O EBITDA (resultados antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) anual da empresa foi de 50,1 milhões de euros, recuando 5%. No entanto, a Media Capital considera que esta redução ligeira num «enquadramento económico difícil, em parte compensado por ganhos de quota, novos proveitos e uma adequada gestão dos custos».

«A este respeito, excluindo o impacto da actividade de imprensa, a actividade da Plural España e da estrutura do TVI24, os custos operacionais teriam recuado cerca de 11%. No quarto trimestre, o EBITDA melhorou em 3,9 milhões de euros face ao período homólogo», realça em comunicado.

Menos 36 milhões de euros de dívida

Os proveitos consolidados atingiram os 267,9 milhões, menos 7% face ao ano anterior. O Grupo obteve um total de receitas publicitárias de 149,3 milhões de euros, recuando 12% face ao período homólogo, estimando-se ter ganho quota quer no mercado total, quer no agregado dos segmentos nos quais actua. No quarto trimestre verificou-se um crescimento de 3%, reflectindo uma tendência de recuperação moderada do mercado.

A empresa sublinha ainda que a sua estação de televisão generalista TVI liderou pelo quinto ano consecutivo as audiências de televisão, com shares médios em sinal aberto de 35% no total do dia e de 40,4% no horário nobre.

A actividade de Produção Audiovisual expandiu-se «de forma significativa», registando um crescimento do EBITDA de 18%.

A Plural Portugal produziu mais de 1.000 horas e a Plural Espanha cerca de 3.800 horas.

Em Rádio, o EBITDA «recuperou para níveis positivos, beneficiando da melhoria da eficiência operacional e da outperformance face ao mercado».

O bom desempenho a nível do cash-flow permitiu uma redução da dívida líquida ajustada para 63,8 milhões, recuando assim 36 milhões de euros face a 2008, não obstante dividendos pagos no montante global de 20,4 milhões.
Continue a ler esta notícia

Relacionados