George Solitário pode salvar tartaruga-das-galápagos - TVI

George Solitário pode salvar tartaruga-das-galápagos

Ambiente

Vive há 16 anos com duas fêmeas para tentativas de reprodução para evitar extinção da sub-espécie

A tartaruga gigante mais conhecida das ilhas Galápagos é a nova esperança contra o fim desta subespécie. George Solitário, como é conhecido, é um macho com idade estimada de 90 anos, e poderá ser pai, de acordo com os investigadores do centro onde se encontra.

Os cientistas do Parque Nacional de Galápagos (PNG) encontraram cinco ovos em perfeitas condições, de acordo com a Reuters.

Os ovos estavam num ninho de uma das fêmeas que compartilham o espaço com George e foram colocados em incubadoras artificiais, a uma temperatura de 29,5ºC, que favorece o nascimento de fêmeas.

Vai ser preciso esperar 120 dias para saber se os ovos são férteis. Esta é a segunda vez que uma das fêmeas desova. Em 2008, foram encontrados 16 ovos, mas não deram origem a novas tartarugas.

Estas fêmeas compartilham o espaço com George há 16 anos e são parte de uma experiência para estimular a reprodução, muito embora não pertençam à mesma subespécie.

As tartarugas-das-galápagos (Geochelone nigra) são espécies em vias de extinção.

A subespécie Geochelone nigra abingdoni, encontrada na ilha Pinta (ou Abingdon) do arquipélago, só tem um representante conhecido (George).



Ao todo, 20 mil tartarugas-das-galápagos de diferentes subespécies vivem no arquipélago.
Continue a ler esta notícia