Abelhas podem estar a ser afectadas pela radiação de telemóveis - TVI

Abelhas podem estar a ser afectadas pela radiação de telemóveis

Abelhas

Estudo sugere que radiação pode contribuir para o declínio das colmeias

Relacionados
Um estudo sugere que a radiação dos telemóveis pode estar a contribuir para o declínio das populações de abelhas em algumas áreas do mundo, adianta a CNN.

As populações de abelhas decaíram 17 por cento no Reino Unido, no ano passado, e cerca de 30 por cento nos Estados Unidos. Os parasitas, pesticidas agrícolas e efeitos das alterações climáticas têm contribuído para o «colapso das colónias».

No entanto, os cientistas da Universidade de Chandigarh, na Índia, acreditam que os telemóveis também têm «culpas no cartório».

Os investigadores colocaram telemóveis numa colmeia e, passados três meses, as abelhas deixaram de fazer mel, a abelha rainha começou a pôr metade dos ovos habituais e o tamanho da colmeia reduziu.

O mel não é a única perda resultante do declínio das colmeias, pois as abelhas também polinizam e fertilizam as plantações, estimando-se que o serviço prestado por estes insectos polinizadores represente cerca de 500 milhões de euros para a economia britânica.

«Sabemos que as abelhas são sensíveis a campos magnéticos. Não sabemos é que uso fazem dele», referiu o director da Associação Internacional de Investigação de Abelhas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados