Durão na Polónia - TVI

Durão na Polónia

  • Portugal Diário
  • 10 fev 2007, 21:19

Apela um maior envolvimento da Polónia nas questões europeias

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, pediu esta sábado ao presidente polaco, Lech Kaczynski, um maior envolvimento da Polónia nas questões europeias e, em particular, nas consultas sobre o Tratado Constitucional, noticiou a agência espanhola EFE, citada pela Lusa.

Em visita de trabalho à Polónia, o presidente da Comissão Europeia disse ao chefe de Estado polaco que a União Europeia (UE) espera um maior contributo da Polónia na resolução dos problemas comunitários.

«Esse maior envolvimento será favorável tanto para a UE, que necessita de mudar os actuais mecanismos de funcionamento, como para a Polónia», disse José Manuel Barroso.

O presidente polaco prometeu ao responsável comunitário que o maior empenho polaco far-se-á sentir em breve, já que as autoridades polacas estão a finalizar a posição oficial face ao Tratado Constitucional.

«É sabido que, pessoalmente, tenho algumas reservas quanto ao actual texto do Tratado, reservas essas que expus ao presidente Barroso», sublinhou Lech Kaczynski, acrescentando concordar na necessidade de um novo Tratado.

«Penso que em 2009 esse assunto já estará resolvido», afirmou o presidente da Polónia.

José Manuel Barroso encontrou-se também com o primeiro- ministro polaco, Jaroslaw Kaczynski, com quem debateu essencialmente questões relativas ao fornecimento energético da Europa e o fim do embargo imposto pela Rússia às importações de carne polaca e derivados.

Jaroslaw Laczynski agradeceu a Barroso a postura que manteve no diferendo com a Rússia sobre a questão da carne polaca, frisando que o presidente da Comissão Europeia sabe «sublinhar esse elemento fundamental da comunidade europeia, que lhe dá sentido e que é a solidariedade».

As duas partes assinalaram que a solução do conflito entre a Polónia e a Rússia é fundamental quer para estes países, quer para a UE.
Continue a ler esta notícia