VÍDEO SEGUINTE
Descrição

Covid-19: "Não nos vamos ver livres tão cedo deste vírus"

O epidemiologista Manuel Carmo Gomes alertou esta sexta-feira, em declarações à TVI24, que Portugal poderá ter um aumento do número de casos de covid-19 nas próximas semanas, consequência da nova fase de desconfinamento.

Carmo Gomes considera que "não devemos ficar excessivamente preocupados com isso", mas que às autoridades de saúde compete fazer uma série de medidas de monitorização, como a efetividade das vacinas e a situação das variantes.

O epidemiologista relembrou que, neste momento, o país está com aproximadamente 630 casos por dia, em média. Mas, há duas semanas atrás, eram registados 1.000 casos diários.

"O vírus está a abrandar. Estamos a descer, mas a descer mais devagar", apontou, explicando que quando o R(t) atingir o 1, significa que a epidemia entrou num "planalto".

Isto quer dizer que provavelmente Portugal vai ficar com o vírus endémico nos próximos dias, meses, 2 ou 3 anos", rematou, afirmando ainda que "não sabemos qual o nível de incidência que vamos ter".

Segundo as projeções do epidemiologista, o país poderá atingir em breve aproximadamente 500 casos por dia, "no qual iremos estabilizar durante algum tempo".

O vírus vai continuar entre nós. Não nos vamos ver livres tão cedo", concluiu.

1 out 2021, 22:41
Últimos
Últimos