Banco de Portugal detecta nova queda da actividade económica - TVI

Banco de Portugal detecta nova queda da actividade económica

Vítor Constâncio, Governador do Banco de Portugal

Consumo privado dá novos sinais de enfraquecimento

Relacionados
A actividade económica continua a fornecer indícios de abrandamento. O indicador coincidente mensal para a evolução homóloga tendencial da actividade, calculado pelo Banco de Portugal (BdP), «registou novamente uma diminuição face ao observado no mês anterior».

No mesmo período, «o indicador coincidente para a evolução homóloga tendencial do consumo privado, voltou a diminuir face ao observado no mês anterior», refere o banco central nos Indicadores de Conjuntura.

A casa governada por Vítor Constâncio avança ainda que «neste contexto, importa sublinhar que estes indicadores devem ser interpretados fundamentalmente como uma avaliação qualitativa das tendências da actividade e do consumo, e não como medidas contemporâneas precisas dos respectivos níveis de crescimento».

E acrescenta uma ressalva pouco habitual: «É de notar que estes indicadores se encontram rodeados da habitual incerteza estatística associada ao cálculo de indicadores compósitos, o que parece ser particularmente verdade recentemente».

De acordo com os Inquéritos de Opinião da Comissão Europeia, a confiança dos consumidores diminuiu no primeiro trimestre de 2008 face ao quarto trimestre de 2007 mantendo a tendência de diminuição iniciada em meados de 2007.

No mesmo período, a confiança nos sectores da indústria, serviços e comércio a retalho registam de igual modo uma diminuição face ao quarto trimestre de 2007 contrastando com um ligeiro aumento da confiança no sector da construção.
Continue a ler esta notícia

Relacionados