Constâncio: ligeira retoma é possível em 2010 - TVI

Constâncio: ligeira retoma é possível em 2010

Constâncio

Expectativa para crescimento de 0,3% no ano que vem não foi revista

Relacionados
O governador do Banco de Portugal acredita ser possível que a economia nacional registe uma ligeira retoma em 2010, apesar de prever para este ano uma forte contracção de 3,5%.

Na apresentação do Boletim Económico da Primavera, Vítor Constâncio admitiu que a retoma da economia portuguesa dependerá muito da recuperação da europeia. Lembrou que os nossos três principais parceiros, em termos de exportações (Espanha, Alemanha e Reino Unido) estão a sofrer reduções significativas este ano e que a economia nacional não recuperará sem que a europeia recupere primeiro.

«Em 2010, é possível que isso aconteça. Tudo indica que os EUA comecem a recuperar mais cedo, depois nós iremos, juntamente com a economia europeia», afirmou.

No Boletim Económico de Inverno, em Janeiro, o Banco de Portugal previa para 2010 uma recuperação económica de 0,3%. Apesar do forte corte de expectativas para este ano (de -0,8% para -3,5%), a instituição não reviu as projecções para o ano que vem, e diz que a mesma não é ainda impossível.
Continue a ler esta notícia

Relacionados