Países deverão fixar até 4ª feira montante de «plano de salvação» - TVI

Países deverão fixar até 4ª feira montante de «plano de salvação»

Dinheiro, euros

França e Reino Unido prometem novidades já esta segunda-feira

Os países europeus deverão fixar até quarta-feira o montante que vão destinar ao plano de salvação para responder à actual crise financeira, disse este Domingo o ministro das Finanças Belga, Didier Reynders.

«É necessário assegurar que cada país fixe o montante que vai consagrar ao plano», disse o responsável à margem da reunião de emergência que decorreu hoje em Paris, referindo que acredita que esta tarde foi conseguido um consenso na Zona Euro a este respeito.

Para Reynders «se todos os países anunciarem o seu respectivo montante, não haverá um verdadeiro fundo europeu, mas saberemos, em todo o caso, qual é o montante que os países dispõem para reabilitar o sistema financeiro», afirmou.

Recorde-se que os ministros das Finanças dos 27 países da União Europeia vão reunir-se esta quarta-feira em Bruxelas.

Governo já estão a reagir

O governo francês já anunciou que na segunda-feira irá anunciar novas medidas para ajudar os bancos que estão a ser afectados pela crise financeira, de forma a responder às suas necessidades de refinanciamento.

Também o Executivo britânico fez saber que esta segunda-feira de manhã anunciará os detalhes sobre «um vasto plano de salvamento bancário» que se encontra a ultimar e que poderá conduzir, de acordo com imprensa estrangeira, à tomada de controlo maioritário de dois dos principais bancos do país, RBS e HBOS.

Já o governo da Noruega e o Banco Nacional da Noruega (Norges Bank) anunciaram igualmente hoje a emissão de obrigações do Estado no valor de 41 mil milhões de euros para assegurar a liquidez dos bancos.
Continue a ler esta notícia