Cláudio Ramos questiona a sexualidade de Jacques Costa: «Significa que amanhã se pode apaixonar por mim?»

  • Joana Lopes
  • 8 abr, 15:09

Jacques Costa deu a primeira entrevista após ter sido expulsa do «Big Brother 2024». A ex-concorrente falou sobre a polémica em torno da sua não-binariedade

Jacques Costa foi expulsa ontem do «Big Brother 2024», depois de ter desrespeitado uma regra do jogo.

Na primeira entrevista que deu, a ex-concorrente falou sobre a polémica em torno da sua não-binariedade. Cristina Ferreira começou por questionar Jacques: «O que é que sente quando as pessoas olham para si?». «Primeiro surpresa. Acho que é o sentimento geral. Mas desde tudo. Muitos comentários desagradáveis, muita violência, física, psicológica…», começou por responder Jacques. A ex-concorrente confessou que chegou a ser agredida fisicamente por ser uma pessoa não-binária.

«Quando a Jacques diz que coloca a vida em risco quando está dentro de um programa de tanta exposição, quer dizer o quê?», questionou Cláudio Ramos. «Sei que vou irritar pessoas. Sei que a minha presença já irrita e quanto mais pessoas me veem, mais vulnerável estou», respondeu a ex-concorrente, ciente da diferença que marca aos olhos dos outros.

Cristina Ferreira partilhou com Jacques que foram vários os comentários de indignação que surgiram em relação à sua postura. Posto isto, a apresentadora questionou Jacques se esta acha que conseguiu elucidar o país acerca do conceito. «Eu acho que sim. Acho que o fiz muito bem, na verdade», respondeu Jacques, confiante de que representou bem a comunidade não-binária.

«Quando é que tudo isto surge? Quando é que percebe que esta definição tão espartilhada não é a sua?», questionou Cristina Ferreira, na tentativa de perceber a origem desta escolha da ex-concorrente. «Comecei em criança. Eu lembro-me de olhar para a minha tia e pensar: ‘Uau. Quero ser como ela’, mas depois não queria sempre completamente como ela. Eu era uma pessoa muito expansiva e esse brilho foi sempre tentado ser reprimido e ofuscado por críticas e obviamente que me fui fechando», partilhou Jacques.

Cristina Ferreira questionou a ex-concorrente acerca de um assunto que foi muitas vezes falado: «A Jacques quer transformar o seu corpo, quer mudar o sexo, quer pôr maminhas?». «Eu vou fazer tudo o que me deixe confortável, tal como qualquer pessoa que queira meter silicone ou esticar o cabelo ou tirar os pelos a laser. Fá-lo pelo seu conforto. Farei tudo o que me der conforto. Neste momento, adoro o meu corpo, gosto da minha barba, adoro ser assim e, portanto, estou super confortável. Se algum dia não estiver, farei de tudo para estar», respondeu Jacques, deixando claro que nunca fará representar nenhum género, mas sim irá sempre fazer escolhas com o intuito de se sentir como deseja.

Cláudio Ramos quis esclarecer com Jacques uma dúvida pessoal: «Não ser homem nem mulher significa que amanhã se pode apaixonar por mim e daqui a um ano se pode apaixonar pela Cristina?». «Eu acho que a minha identidade enquanto pessoa não define de quem eu gosto, então sim», respondeu Jacques Costa.

Veja aqui a conversa completa.

A Não Perder

MAIS

Mais Vistos

Mais Vistos Goucha

Signos

Receitas

Fora do Estúdio

Fotos