António vai emigrar

  • 30 nov 2021, 00:00
Veja episódio na integra

Tomás (João Lima) faz queixas de Isabel (Marta Melro) a Mário (Pedro Giestas), pela forma como ela tem falado com eles e por agora fumar em casa. Mário só está preocupado com o dinheiro que ela já gastou sem ele saber. Rita (Margarida Moreira) aparece e Mário tenta esclarecer se é verdade que ela também fumava às escondidas dele. Rita não tem paciência para aquilo e diz que vai ao café.

Manuela (Inês Herédia) anda entusiasmada de um lado para o outro a contar a novidade da sua empresa, mas não tem a reação que esperava. Manuela repete várias vezes a ideia e incentiva os pacientes a aplaudirem. Isabel chega e Manuela diz-lhe que chegou na hora H. Isabel, sem filtros, pergunta se chegou na hora H dos disparates dela. Manuela fica perplexa. 

Aves (Luís Aves) quer provar que Jorge (Manuel Melo) e Fátima (Marta Andrino) não têm razão e vai mostrar como se conquista uma miúda, mas chega ao pé de Alice (Telma Cardoso) e apenas faz um comentário sobre os seus olhos e vai embora. Ficam todos sem perceber o que se passou ali.

Corcovada (Maria do Céu Guerra) diz a Florinda (Ana Brito e Cunha) que já pensou numa forma de ajudar Paulo (Hélder Agapito). Florinda não fica surpreendida com aquela eficácia. Corcovada diz que vai precisar da ajuda de Florinda para reforçar o stock de bolos e riem as duas. 

Aida (Ana Guiomar) está a puxar por António (Luís Simões), mas ele não diz nada. Aida (Ana Guiomar) oferece-lhe queijo e António diz que não lhe apetece. É a gota de água para Aida encostar António à parede e exigir saber o que se passa. Ele começa a falar sobre a irmã ter ido para a universidade e como isso é uma grande despesa para a mãe. António conta a Aida que a irmã está a passar dificuldades em Lisboa e que lhe apareceu uma oportunidade que ele não pode desperdiçar, para poder ajudá-la. Aida começa a perceber o que aí vem e chora. 

Bino (Pedro Alves) percebe que Peixoto (Vítor Emanuel) está com algum problema e pergunta-lhe o que se passa. Peixoto diz estar a atravessar uma crise e Bino julga que tem a ver com a relação com Valquíria (Maria Sampaio). Bino dá alguns conselhos a Peixoto, mas ele explica que a relação está bem e que está com problemas é ao nível de trabalho. 

Isabel atende Glória (Catarina Avelar) e esta aproveita para falar mal de toda a gente. Isabel observa-a e vai ouvindo o que ela diz, sem dar grande importância. Isabel só reage ao nome Tomé, mas continua a atendê-la sem falar muito, enquanto Glória fala pelos cotovelos.

Aida está muito transtornada com a possibilidade de António emigrar para a Alemanha e tenta demovê-lo. António diz que precisa mesmo de ir, porque é a única forma da irmã se manter na universidade. António revela que já tem tudo tratado e que talvez volte na Páscoa. Aida fica muito triste e chora. 

Peixoto revela que anda com falta de trabalho, pois Fernando (Manuel Marques) não o chama para fazer nenhum serviço e com Bino preso, também não pode fazer nada para a Câmara. Bino diz que afinal sempre tinha razão e quando Valquíria souber que ele não tem dinheiro, vai ter problemas na relação, mas diz ter uma solução. 

Glória pergunta a Isabel se está tudo bem. Isabel diz que não e que é grave. Isabel diz-lhe que tem um problema na língua. Glória fica surpreendida, pois nunca sentiu dores. Isabel afirma que o problema é esse, porque se desse dores talvez mudasse de atitude. Isabel revela que o problema dela é falar mal de toda a gente. Glória fica incrédula. Glória sai do gabinete de Isabel aos gritos, está escandalizada com o que ela lhe disse. Isabel mantém-se calma e pede a Manuela para acompanhar Glória à saída. Glória diz que nunca foi tão enxovalhada na sua vida e promete fazer queixa de Isabel.

Peixoto já está mais entusiasmado e diz que Bino lhe devolveu a alegria de viver. Albino pediu a Peixoto que lhe montasse um posto de teletrabalho ali em casa, para poder continuar a exercer as suas funções. Peixoto diz que o fará com muito gosto, mas pede já um adiantamento. Bino pede-lhe para ter juízo. 

Abel (Júlio César) está entusiasmado com o jantar. Mário ouviu a conversa e diz-lhe que tem jeito para escolher as amizades, porque ao que parece Corcovada (Maria do Céu Guerra) é rica. Abel fica indignado por Mário só pensar em dinheiro. Mário diz que não se importava de chamar Corcovada de mãe e fica a contar as moedas que tem no bolso. 

RELACIONADOS

Vem aí: Alice VS Fátima

Episódios

Mais Episódios