Padre «acaba» com Bino, Fernando e Tomé

  • 20 mai 2021, 00:00
Veja o episódio completo
no TVI Player
Gentes de Bela Vida ganham novo ânimo

Paulo (Hélder Agapito) queixa-se ao Sôtor (José Carlos Pereira) de que anda a ver cada vez pior e que tem recebido muitas reclamações de cartas trocadas. O Sôtor diz-lhe que tem de ir ao oftalmologista, mas pode fazer um teste só para perceber o que se passa. O Sôtor chega à conclusão que Paulo não vê assim tão mal, não sabe é bem o abecedário.

Corcovada (Maria do Céu Guerra) está nas suas sete quintas. Ana Carolina (Beatriz Barosa) acompanha a bisavó, divertida. Carlos (Rodrigo Paganelli) vai mais atrás, não tão animado. Carlos diz que tem muito trabalho para fazer e Corcovada diz que não demora nada, mas vai pegando em tudo o que vê.

Bino (Pedro Alves) chega à junta, furioso. Betinha (Ana Marta Contente) repara e questiona-o. Bino conta que Tomé (Pedro Teixeira) arranjou um canário para o café e que lhe chamou Bino. Betinha não consegue parar de rir, o que deixa Bino ainda mais irritado. Betinha fica surpreendida por lhe entregarem um bouquet de flores e olha para Bino, pensando que foi ele. Bino, por sua vez, fica curioso e desagradado com aquilo.

Florinda (Ana Brito e Cunha) acendeu uma vela e reza. Corcovada chega com Ana Carolina e Carlos e ficam preocupados ao vê-la rezar. Florinda conta que Adelaide (Filomena Gonçalves) foi internada por ter tomado muitos comprimidos. Corcovada disponibiliza-se para os ajudar.

Aida (Ana Guiomar) e Tomé conversam sobre o que se passou com Adelaide. Aida diz logo que ela lhe pareceu muito mal e que se calhar até ficou pior por ter sabido das dívidas do filho. Tomé sabe que não é fácil conviver com Jorge (Manuel Melo).

O Sôtor está sentado à secretária, visivelmente abatido. Tenta afastar os pensamentos sombrios, mas acaba por abrir uma gaveta e tira um frasco de comprimidos. Olha hesitante para o frasco, até que toma dois comprimidos. Fica com um ar culpado.

Florinda (Ana Brito e Cunha) está à espera de Carlos (Rodrigo Paganelli) para irem para casa de Corcovada (Maria do Céu Guerra). Ele escolhe as ferramentas que precisa de levar e Florinda comenta que Bino (Pedro Alves) saiu cedo e vestiu o fato, por isso deve andar a tramar alguma.

Betinha (Ana Marta Contente) prepara-se para sair de casa, quando Aida (Ana Guiomar), que anda a limpar, lhe diz a quantidade de coisas que fez enquanto ela se maquilhou. Aida incentiva a filha a aproveitar a vida. Aida comenta que Tomé (Pedro Teixeira) saiu cedo e que não disse onde ia. Ambas acham que ele anda a tramar alguma.

O Padre (Carlos Cunha) está a dar a missa e vemos três homens na fila da frente. Nota-se que eles não costumam frequentar a missa. Vemos depois que são Tomé, Bino e Fernando (Manuel Marques). O Padre repara neles e percebe a intenção.

Aida chega à loja e António (Luís Simões) diz-lhe logo que viu Tomé ainda cedo e que ia para a igreja. Aida não acredita que o marido tenha ido à missa e quer saber onde ele terá ido.

Fátima (Marta Andrino) está aflita por São (Sílvia Rizzo) e Vuitton (Beatriz Costa) estarem ali a tomar o pequeno-almoço, tem medo que Tomé não goste. Nelinha (Inês Herédia) junta-se a elas e conversam sobre a falta de internet na aldeia. São promete resolver o problema, caso seja eleita. Fátima fica nervosa quando São diz que vai começar a campanha eleitoral ali no café.

O Padre está a despir o hábito, quando Tomé, Bino e Fernando entram na sacristia. O Padre antevê problemas. Tomé e Bino dizem que sentiram o chamamento de Deus durante a noite. O Padre pergunta a Fernando porque veio à missa e Albino e Tomé respondem ao mesmo tempo: porque São mandou. Bino oferece algum dinheiro à paróquia. Ao ver aquilo, Tomé faz o mesmo e sobe o valor. Fernando não se fica atrás. O Padre agradece as doações, mas deixa claro que não se deixa subornar. Eles fingem-se muito ofendidos e vão embora chateados por terem perdido dinheiro e não terem beneficiado com isso.

Veja o episódio completo
no TVI Player