Estudo da RAVE permite poupar 1,7 milhões - TVI

Estudo da RAVE permite poupar 1,7 milhões

Projecto da rede ferroviária de alta velocidade

RAVE apresentou estudo que permite poupar 1,7 milhões face ao da CIP.

A RAVE apresentou esta quarta-feira um estudo sobre o projecto da rede ferroviária de alta velocidade em Portugal.

Para a Rede Ferroviária de Alta Velocidade (RAVE) o seu estudo sobre a localização do novo aeroporto em Alcochete prevê uma poupança de 1.700 milhões de euros face ao da Confederação da Indústria Portuguesa.

O administrador da REFER, Carlos Fernandes, que apresentou o estudo garantiu ainda que a RAVE «não está nem do lado da OTA, nem do lado de Alcochete». No entanto, o mesmo responsável sublinha que a localização do novo aeroporto em Alcochete permite poupar mais.

Carlos Fernandes diz também que, o estudo da Confederação da Indústria Portuguesa (CIP) que defende a localização em Alcochete tem várias lacunas, entre elas «a ausência de quantificação e orçamentação, inexistência de estudos de traçado e ambiente, incorrecções na caraterização técnica e financeira da ponte Chelas-Barreiro, costas da travessia Beato-Montijo incorrectas e ligações ferroviárias desajustadas», realçou no Fórum Transportes e Mobilidade, promovido pelo «Diário Económico».

Carlos Fernandes garante ainda que a rede de alta velocidade é um compromisso entre Portugal e Espanha, que conta com o apoio da UE. Por isso, «é importante assegurar uma boa articulação entre a rede de alta velocidade e o novo aeroporto de Lisboa», remata.
Continue a ler esta notícia