Terminal 2 da Portela pode abrir para mais destinos em Abril - TVI

Terminal 2 da Portela pode abrir para mais destinos em Abril

Terminal 2 da Portela pode abrir para mais destinos em Abril

O Terminal 2 da Portela, que abre as portas a 1 de Agosto, pode vir a funcionar para mais destinos em Abril de 2008.

Relacionados
A informação foi avançada pelo director do aeroporto, Francisco Severino, em conferência de imprensa esta segunda-feira. «Em Abril de 2008, falaremos com outras companhias para utilizarem o terminal para outros destinos», afirmou o responsável que garante que esta infra-estrutura vai entrar em funcionamento em Agosto.

Desta forma, a partir de dia 1 do próximo mês e numa primeira fase, exclusivamente as partidas domésticas do Aeroporto de Lisboa vão passar a fazer-se a partir do novo terminal, o que quer dizer que apenas a TAP, a Sata e a Aerocondor utilizarão, para já, esta nova plataforma.

O Terminal 2 vai situar-se junto da actual pista pertencente à infra-estrutura principal. Uma vez que aqui não há zonas de estacionamento, qualquer acesso a este terá que ser feito de táxi, autocarros de turismo, «shuttles» disponibilizados pelo aeroporto ou numa viatura particular, mas apenas para largada dos passageiros.

Dar resposta a 2,2 milhões de passageiros

Nesta primeira fase, a ANA (Aeroportos de Portugal) prevê dar resposta aos 2,2 milhões de passageiros domésticos que por ano que passam pela Portela. Por aqui poderão ser processadas 66 partidas diárias e um total de 5 mil passageiros, dos quais um quarto diz respeito a transferências. Também aqui serão facilitados «shuttles permanentes» para o transporte dos passageiros de um para o outro terminal, um percurso que «demorará 3 minutos».

No entanto, já no próximo ano pode ser alargada a sua utilização, nomeadamente também para chegadas, sendo que a ANA (Aeroportos de Portugal) espera que este terminal esteja a funcionar em pleno em 2010 e até 2017 (com a previsível OTA operacional).

«Até 2010, o terminal não vai estar totalmente expandido», sublinhou Francisco Severino.
Continue a ler esta notícia

Relacionados