Agricultores queixam-se de desperdício de 850 milhões em apoios - TVI

Agricultores queixam-se de desperdício de 850 milhões em apoios

Agricultores

Governo garante ter dado 431 milhões de euros só em 2008

Relacionados
Os agricultores portugueses queixam-se de não receber os apoios do programa comunitário para a agricultura e apontam desperdícios de 850 milhões de euros, uma situação refutada pelo Governo que diz ter atribuído 431 milhões de euros em 2008.

A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) defende que «o Ministério da Agricultura deixou de utilizar 850 milhões de euros», disse à Lusa.

A CAP defende ainda que é da responsabilidade do ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, Jaime Silva, «os mais de mil milhões de euros de verbas não usadas em três anos».

Jaime Silva disse que já foram pagos 431 milhões de euros aos agricultores no âmbito do Proder (programa de desenvolvimento rural), através de várias medidas.

O primeiro-ministro, José Sócrates, também rejeitou a existência de 850 milhões de euros presos no Ministério da Agricultura e lembrou que foram aprovados 160 milhões de euros numa linha de crédito para os agricultores que «alavancam 1.000 milhões de euros de investimento».

Aliás, o ministro da Agricultura foi mais longe e avançou que, em Fevereiro, o Governo vai divulgar uma lista com os beneficiários das ajudas dos 1.300 milhões de euros que chegaram à agricultura portuguesa.

Esta lista vai «provavelmente [reflectir] um recorde de fluxos financeiros num só ano», disse Jaime Silva.
Continue a ler esta notícia

Relacionados