Peritos anti-terrorismo alertam para riscos da Internet - TVI

Peritos anti-terrorismo alertam para riscos da Internet

Internet

A utilização da Internet por parte da Al-Qaeda e de outros grupos para recrutar e formar terroristas é uma das maiores preocupações dos peritos da luta anti-terrorista, reunidos numa conferência da Interpol, que terminou esta quinta-feira em Lyon, França.

Relacionados
Segundo a agência «Lusa», cerca de 200 peritos da luta anti-terrorista de 80 países participaram numa reunião de três dias sobre como impedir o surgimento de uma nova geração de terroristas.

«A Internet e os conflitos actuais constituem motivos concretos de preocupação no que se refere ao recrutamento, à instrução e ao desenvolvimento do conhecimento das práticas terroristas», referiu a Interpol em comunicado.

«A Al Qaeda e outros grupos terroristas utilizam a Internet para promover uma crescente radicalização que desemboca na violência, através da difusão de material de propaganda e a transmissão de instruções para o fabrico de bombas e uso de armas», refere ainda o comunicado.

Os participantes assinalaram que a utilização pelos grupos terroristas de documentação falsa é «uma ameaça clara» à segurança nacional e que uma das medidas de prevenção é a utilização da base de dados da Interpol sobre documentos roubados ou perdidos.

Para prevenir o aparecimento de uma nova geração de terroristas perfilam-se como elementos-chave o intercâmbio de informação entre as forças de ordem, assim como o desenvolvimento das relações destas com as diferentes comunidades que habitam em cada país.

Também se requer a aplicação de uma legislação «pertinente e actualizada» para fazer frente à ameaça terrorista, que é cada vez mais completa e mutável, adianta a nota.
Continue a ler esta notícia

Relacionados