Segundo este mesmo estudo, sobre a relação dos portugueses com a Internet e a subscrição de créditos on-line, a penetração da aquisição de bens e serviços on-line é, na amostra-base, de 6,4%. «Apenas 4% dos inquiridos revelam ter realizado pelo menos uma compra on-line».
A probabilidade de os portugueses que não efectuaram nenhuma compra on-line virem a fazê-lo nos próximos 12 meses é de cerca de 4,5 %. O estudo revela ainda que os entrevistados que não realizaram nenhuma compra on-line, mas que consideram vir a fazê-lo nos próximos 12 meses têm alguma dificuldade em percepcionar que tipo de produto e serviço poderão vir a adquirir via web.
As principais vantagens apontadas para a aquisição de produtos e serviços na Internet são a comodidade, ou seja, a possibilidade de adquirir sem que para tal o comprador tenha que se deslocar ao ponto de venda. São ainda apontadas razões como a simplicidade do processo de compra e a quantidade de informação disponibilizada acerca de cada produto.
O «Observador Cetelem» é um estudo que analisa os mercados para melhor os compreender e antecipar as expectativas dos consumidores.
O Cetelem, empresa que integra o grupo BNP Paribas, tem mais de 30 milhões de clientes e 21 mil colaboradores e está presente em 27 países (Europa, América Latina e Ásia).
Portugueses navegam muito na Internet mas compram pouco
- Redação
- MD
- 2 abr 2007, 10:40
A tendência do comportamento dos utilizadores portugueses de Internet é para navegarem muito, mas comprarem poucos produtos através deste meio, de acordo com um estudo do Cetelem.
Continue a ler esta notícia