Açores: praias com bandeira azul em risco de derrocada - TVI

Açores: praias com bandeira azul em risco de derrocada

Bandeira azul para 240 praias

Chuvas intensas ocorridas durante o Inverno levaram à erosão dos terrenos tornando certas zonas balneares perigosas

Relacionados
O secretário regional do Ambiente, Álamo Meneses, alertou esta sexta-feira para a existência de zonas balneares nos Açores que, apesar de terem sido distinguidas com a Bandeira Azul, poderão ser encerradas devido ao «risco de derrocadas», informa a Lusa.

Álamo Meneses, que falava aos jornalistas na Horta a propósito da atribuição da Bandeira Azul a 28 zonas balneares e cinco marinas do arquipélago, admitiu que alguns destes locais podem vir a ser «vedados» aos banhistas por não oferecerem condições de segurança.

«Há zonas que, apesar de terem excelente água, e de, no ano passado, terem merecido a bandeira, não a vão poder hastear este ano», afirmou, acrescentando que as chuvas intensas ocorridas durante o Inverno e a erosão provocada pelo mar podem criar «risco de derrocada» em alguns locais.

Nesse sentido, as autoridades regionais já estão a fazer um levantamento das condições de todas as zonas balneares distinguidas com a Bandeira Azul nos Açores para determinar quais as que podem realmente hastear o galardão.

«As que estiverem em condições vão poder hastear as bandeiras. Nas outras, à medida que os problemas forem resolvidos, serão também hasteadas», frisou Álamo Meneses, admitindo que, «no caso de isso não ser possível, por haver risco de derrocadas, essas zonas serão devidamente assinaladas e vedadas».

28 distinções

A Bandeira Azul foi atribuída este ano a 28 zonas balneares açorianas, entre as quais Almoxarife e Varadouro, no concelho da Horta (Faial), Preguiça, no concelho de Velas (S. Jorge), Cinco Ribeiras, Negrito, Silveira, Salga, Prainha e Baía do Refugo, no concelho de Angra do Heroísmo (Terceira) e Prainha, Praia Grande, Porto Martins e Biscoitos, no concelho da Praia da Vitória (Terceira).

Em S. Miguel, foram distinguidas as praias do Porto da Caloura e da Zona Balnear de Lagoa, no concelho da Lagoa, das Milícias, Pópulo, Poços de S. Vicente Ferreira e Poças Sul dos Mosteiros, no concelho de Ponta Delgada, Santa Bárbara, no concelho da Ribeira Grande, Vinha da Areia, Prainha de Água d`Alto, Corpo Santo e Água d`Alto, no concelho de Vila Franca do Campo, e Praia do Fogo, no concelho da Povoação.

Receberam também a Bandeira Azul as praias dos Anjos, Formosa e da Maia, no concelho de Vila do Porto, em Santa Maria.

A distinção foi também atribuída às marinas da Horta, Angra do Heroísmo, Praia da Vitória, Ponta Delgada e Vila Franca do Campo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados