Empresários alemães estão menos confiantes - TVI

Empresários alemães estão menos confiantes

Contas

Inverno rigoroso causou grandes paragens nas vendas a retalho e na construção

Relacionados
Pela primeira vez em 11 meses, o indicador sobre a confiança dos empresários alemães caiu para 95,2 pontos, quando em Janeiro tinha chegado aos 95,8 pontos, avança a Lusa, com base no indicador do instituto Ifo. A quebra no índice de confiança está sobretudo relacionada com os sectores do retalho e da construção.

Os retalhistas «tiveram um contratempo» em Fevereiro e a construção civil está a ser «fortemente afectada pelas condições metereológicas», assegurou o presidente do instituto Ifo, Hans-Werner Sinn.

A explicação para este cenário está no inverno mais frio dos últimos 14 anos. A neve fez interromper os trabalhos da construção civil e as empresas tiveram de adoptar medidas para restringir o número de contratações.

O consumo na Alemanha tem ressentido estas medidas, com efeitos no crescimento da economia, que abrandou no último trimestre de 2009.

«A recuperação económica deverá continuar quando acabar o Inverno», declarou Hans-Werner Sinn. De facto, as estimativas do banco central alemão, o Bundesbank, apontam para um crescimento de 1,6 por cento durante este ano, depois de a maior economia europeia ter-se deparado com uma recessão de 5 por cento, no ano passado.

A maior quebra na confiança dos empresários alemães registou-se em Março de 2009 (82,2 pontos). Para este mês, o índice das expectativas aumentou para 100,9, contra os 100,6 registados em Janeiro.
Continue a ler esta notícia

Relacionados