Ajuda de 5,5 milhões de euros para desempregados da Nokia - TVI

Ajuda de 5,5 milhões de euros para desempregados da Nokia

Nokia 2630

Unidade fechou na Alemanha após deslocação para a Roménia

Relacionados
A Comissão Europeia (CE) aprovou, esta sexta-feira, uma ajuda de 5,5 milhões de euros provenientes do fundo comunitário de Ajuste à Globalização para facilitar a reintegração no mercado dos 1.300 trabalhadores demitidos pela Nokia na Alemanha, noticia o «Expansión».

O pedido das autoridades alemãs, enviado a Bruxelas em Fevereiro, deve receber a aprovação do Parlamento Europeu e do Conselho da União Europeia.



As ajudas beneficiarão antigos trabalhadores da fábrica da Nokia em Bochum, que encerrou o ano passado depois da empresa finlandesa decidir deslocar a produção de telecomunicações para a Roménia.

De acordo com Bruxelas, os fundos serão utilizados, entre outras coisas, para formar os trabalhadores despedidos e apoiar o lançamento de novas empresas bem como aqueles que se encontram em situações mais complicadas.



A CE lembrou, esta sexta-feira, que o sector das telecomunicações móveis caracteriza-se pela tendência das empresas para deslocalizar a produção para locais com custos mais baixos, mas sublinhou que a decisão da Nokia foi inesperada, uma vez que a unidade de Bochum registou lucros em 2007.

O encerramento provocou uma grande polémica na Alemanha e gerou fortes protestos por parte dos trabalhadores bem como grandes críticas por parte de todas as forças políticas do país.

O Fundo Europeu de Ajuste à Globalização foi criado em 2006 para apoiar trabalhadores afectados por deslocalizações.

Desde então, a CE recordou que tem distribuído um total de 130 milhões de euros e já apoiou cerca de 29.000 pessoas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados