Venda de telemóveis recua 9,4% na maior queda desde 2001 - TVI

Venda de telemóveis recua 9,4% na maior queda desde 2001

Telemóveis

Nokia perde terreno para a Samsung

Relacionados
As vendas mundiais de telemóveis registaram uma descida de 9,4% no primeiro trimestre deste ano, face aos primeiros três meses de 2008. A descida coloca as vendas trimestrais nas 269,1 milhões de unidades, revela um estudo da Gartner.

Por seu lado, as vendas de smartphones aumentaram 12,7% para 36,4 milhões.

«Houve alguns sinais de recuperação em mercados como a América do Norte e a China, mas as vendas globais registaram a maior queda trimestral desde que a Gartner começou a monitorizar o mercado em base trimestral, em 2001», afirmou a directora de estudos relacionadas com aparelhos móveis da Gartner, Carolina Milanesi. «Esta foi também a primeira vez que o mercado contraiu em termos homólogos durante um primeiro trimestre, que é um período tradicionalmente impulsionado por uma sazonalidade forte no mercado da Ásia e Pacífico».

Os grossistas e retalhistas esforçaram-se por reduzir o nível de stocks, com vista a limitar o investimento de capital, em resposta à baixa confiança dos consumidores.

As vendas aos grossistas e retalhistas ficaram um pouco abaixo das 244 milhões de unidades, enquanto que as vendas aos consumidores finais ultrapassaram ligeiramente as 269 milhões de unidades, ou seja, houve uma diferença de 25 milhões de unidades, que compara com outra de 17 milhões, registada no último trimestre de 2008. Esta foi a maior diferença alguma vez registada.

A Gartner prevê que a redução dos inventários dos grossistas e retalhistas continuem no segundo trimestre do ano, embora com uma dimensão mais reduzida.

Nokia mantém liderança com vendas de 97 milhões em três meses

A Nokia perdeu terreno mas continua a liderar o mercado de telemóveis, com uma quota de 36,2% e vendas acima dos 97 milhões de unidades. A Samsung manteve o segundo lugar, conseguindo inclusivamente aumentar a sua quota de mercado para mais de 19%, com as vendas a ultrapassarem os 51 milhões de unidades. Seguiu-se a LG, com 26,5 milhões e uma quota de 9,9% e, de regresso à quarta posição, a Motorola vendeu 16,5 milhões de telemóveis e ficou com uma quota de 6,2%. A fechar o top cinco está a Sony Ericsson, com 14,4 milhões de unidades vendidas e uma quota de 5,4% do mercado.

As vendas de smartphones representaram 13,5% de todos os aparelhos móveis, face aos 11% que representavam há um ano.

A Gartner prevê que, no conjunto do ano, as vendas totais de telemóveis vão cair 4% face a 2008, sendo que os grossistas e retalhistas vão reduzir os stocks cerca de 10%. Os comerciantes do sector vão focar-se sobretudo nos smartphones para tentar cativas os consumidores.
Continue a ler esta notícia

Relacionados