Juventude Popular questiona passado de Al Gore - TVI

Juventude Popular questiona passado de Al Gore

  • Portugal Diário
  • 7 fev 2007, 17:44

Ex-vice-presidente dos EUA participa amanhã numa conferência em Lisboa

A Juventude Popular questionou hoje o passado político de Al Gore, que participa quinta-feira numa conferência sobre alterações climáticas em Lisboa, sublinhando que quando era vice-presidente dos Estados Unidos este país não ratificou o protocolo de Quioto, noticia a Lusa.

Autor do documentário «Uma Verdade Inconveniente», nomeado para a edição deste ano dos Óscares, Al Gore foi nomeado na semana passada para o Nobel da Paz 2007 pelos seus esforços para alertar a opinião pública mundial para os perigos do aquecimento global.

Apesar de reconhecer a dedicação de Al Gore a esta causa desde que foi derrotado por George W. Bush na eleição de 2001 à presidência dos Estados Unidos, a Juventude Popular (JP) questiona os seus actos durante o período em que foi vice-presidente de Bill Clinton, entre 1993 e 2001.

«Durante os dois mandatos de Al Gore como vice-presidente, os Estados Unidos foram responsáveis por alguns acontecimentos na área do ambiente, nomeadamente a participação nas negociações no Protocolo de Quioto e a sua não ratificação», acusa a JP, em comunicado.

Para esta organização autónoma do CDS-PP, foi também neste período que os Estados Unidos utilizaram pesticidas «conhecidos por destruir a camada do ozono», aumentaram a sua dependência do petróleo do Médio Oriente e diminuíram a protecção das espécies.

«Como pode Al Gore estar a defender arduamente uma causa tão importante, não pondo em causa as suas responsabilidades no passado? Será que tem razões para pressionar os Estados Unidos?», questionam os jovens populares.

Salientando a sua concordância com o conteúdo da mensagem do documentário «Uma Verdade Inconveniente», a JP manifesta a sua discordância com «o formato de atitude imaculada e irrepreensível agora assumida por Al Gore».

Al Gore vai ser recebido esta quinta-feira, no final da manhã pelo primeiro-ministro, José Sócrates, em São Bento, disse uma fonte do Governo à Lusa.

Nesse encontro, marcado para as 13:30, irá estar presente o ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional, Nunes Correia.
Continue a ler esta notícia