Europa: um terço das espécies de tubarões em perigo de extinção - TVI

Europa: um terço das espécies de tubarões em perigo de extinção

Tubarão (arquivo)

Dados revelados pela Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza

Uma em cada três das 135 espécies de tubarões que existem nas águas europeias estão em vias de extinção, segundo a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).

De acordo com a agência Lusa, a pesca excessiva e a falta de regulamentação da actividade piscatória destas espécies são apontadas como os principais riscos para estes animais. Estima-se que 200 mil tubarões e raias sejam capturados anualmente.

Num relatório publicado esta quarta-feira, a organização não-governamental OCEANA, dedicada à protecção e recuperação dos oceanos de todo o Mundo, lamenta que a União Europeia seja «o segundo maior responsável pela pesca de tubarões no Mundo», com «principal destaque para a Espanha».

Segundo a organização, a Espanha é responsável «pela esmagadora maioria das capturas efectuada» em águas europeias: «A Espanha tem uma posição líder no comércio internacional de barbatanas de tubarão, que se destinam aos mercados asiáticos», lê-se no relatório.

A OCEANA lembra que a dizimação das várias espécies de tubarões nas águas europeias pode «destabilizar cadeias alimentares e provocar grandes impactos ecológicos».

Fundada em 2001, a OCEANA é uma organização não-governamental internacional que defende activamente o meio ambiente marinho e conta com colaboradores em cerca de 150 países.
Continue a ler esta notícia