Já fez LIKE no TVI Notícias?

DECO diz que AdC tem de investigar aumento do pão

Relacionados

Onda inflacionista é despropositada

A Associação Portuguesa para a Defesa dos Consumidores (DECO) considera que a Autoridade da Concorrência (AdC) deve prenunciar-se sobre a anunciada subida do preço do pão, que vai voltar a aumentar cerca de 15%, ainda este mês.

Preço do pão volta a subir 15% este mês

PUB

Em declarações à Agência Financeira, o jurista da DECO, Jorge Morgado, sublinhou que «cada vez que há um anúncio deste tipo, é essencial que a AdC investigue a situação de forma aprofundada» já que estes aumentos «não estão de acordo com o mercado livre e concorrencial».

Jorge Morgado acrescenta que a DECO «não aceita que um sector tenha aumentos uniformes de preços, porque os custos de produção das empresas são diferentes».

Aumentos dos preços dos alimentos vieram para ficar

O especialista disse ainda à AF que esta «onda inflacionista é despropositada» e apenas «serve para criar condições psicológicas para os aumentos dos produtos, que os comerciantes menos sérios acabam por aproveitar».

Por isso, deixa o alerta: «os consumidores devem estar atentos aos abusos que podem acontecer da parte dos comerciantes e devem penalizar os fornecedores de pão que apresentem aumentos desnecessários, indo a outro fornecedor», sublinha.

PUB

AdC garante estar vigilante

A Agência Financeira contactou ainda a Autoridade da Concorrência (AdC) para reagir a este alerta e fonte oficial do regulador garantiu que apesar da AdC não regular preços, «está sempre vigilante quanto à violação da Lei da concorrência».

«A nós (AdC) compete-nos fiscalizar se uma subida dos preços resulta de uma prática concertada. O mercado é livre, por isso, apenas podemos acompanhar todas as situações suspeitas e, se for caso disso, abriremos processos de investigação», como já foi feito em 2004, conclui.

PUB

Relacionados

Últimas