Já fez LIKE no TVI Notícias?

FMI reviu em alta previsão de crescimento de Portugal para 1,2%

Relacionados

O Fundo Monetário Internacional (FMI) reviu em alta a previsão de crescimento da economia portuguesa, antecipando agora uma expansão de 1,2 por cento em 2006, segundo as previsões de Outono divulgadas.

No relatório das Previsões Económicas Mundiais, o FMI diz que espera que a economia portuguesa cresça 1,2% este ano, mais 0,4 pontos percentuais do que o esperado em Abril, nas previsões de Primavera.

Segundo a agência «Lusa», esse ritmo é metade daquele que o FMI estima para a Zona Euro, com Portugal a divergir em termos reais dos países da moeda única pelo quinto ano consecutivo.

PUB

Tal tendência deve manter-se em 2007, com a instituição internacional a manter a previsão de um crescimento de 1,5% em Portugal, menos 0,5 pontos percentuais do que na Zona Euro.

As previsões do Produto Interno Bruto (PIB) para Portugal relativas a 2007 ficaram inalteradas face aos números avançados pelo FMI em Abril.

Os dados do FMI para o PIB português coincidem com as previsões do Banco de Portugal apresentadas em meados de Julho, mas o governador Vítor Constâncio já anunciou que vai rever em alta o cenário de um crescimento de 1,2%, depois das contas nacionais do segundo trimestre terem saído melhores do que o esperado.

Em relação à previsão de 1,1% do governo português, o cenário do FMI é ligeiramente mais optimista, mas o ministro das Finanças já adiantou que prevê anunciar em Outubro uma revisão em alta desse valor.

PUB

Relacionados

Últimas