Já fez LIKE no TVI Notícias?

Grécia: país paralisado devido a greve da função pública

Relacionados

Hospitais, bancos e transportes públicos praticamente parados

Os funcionários públicos, de empresas estatais, portos e bancos iniciaram esta quinta-feira na Grécia uma greve de 24 horas, e os trabalhadores dos hospitais públicos só trabalharão quatro horas em Atenas e Salónica.

Sob o lema «Revoltar-se contra a chantagem da União europeia (UE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI)» para protestar contra o novo programa de cortes, a Confederação de Trabalhadores de Grécia - que tem 1,5 milhões de filiados - convocou a greve para os trabalhadores das empresas que estão na lista das privatizações até 2015.

PUB

Os serviços ferroviários não funcionarão durante todo o dia, bem como o comboio que liga a capital ao aeroporto internacional de Atenas, «Elefterios Venizelos».

Os hospitais públicos funcionaram normalmente até às 10h00 locais (08h00 em Lisboa), hora depois da qual só atenderão casos de urgência. Os funcionários dos bancos também foram convocados a unir-se ao protesto.

Simultaneamente, a União de Empregados Públicos (ADEDY), que representa 800 mil trabalhadores, convocou uma manifestação de protesto com o lema «não vendemos nada» para as cidades de Atenas e Salónica, a partir das 11h00 locais (09h00 em Lisboa).

Os transportes públicos em Atenas estiveram paralisados nas primeiras horas do dia.

Entretanto, os sindicatos ultimam os preparativos para a próxima greve geral de 24 horas, a 15 de Junho, a terceira deste ano e 15ª desde que a Grécia iniciou um programa de severa austeridade para equilibrar o défice orçamental, que a obrigou a recorrer a um pacote de resgate em forma de empréstimos da zona euro e do FMI.

Depois de um ano de dolorosos esforços, a Grécia vê-se forçada a adoptar novas medidas de cortes de gastos estatais, aumentos de impostos, encerramento de organismos públicos, privatizações e aluguer de bens imobiliários do Estado para alcançar a meta de reduzir o défice para menos de três do PIB por cento em 2014.

PUB

Relacionados

Últimas