Já fez LIKE no TVI Notícias?

BdP: «Vamos atravessar um período muito difícil»

Relacionados

Carlos Costa defende o papel do voluntariado para ultrapassar o período de crise

O Governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, disse esta sexta-feira que não é possível «esconder» a difícil situação que o país está a atravessar, defendendo o papel do voluntariado para ultrapassar o período de crise.

«Vamos atravessar um período muito difícil na sociedade portuguesa, não vale a pena esconder», disse Carlos Costa, numa intervenção em Lisboa no 15.º aniversário da Associação dos Amigos do Hospital de Santa Maria (AAHSM), de que faz parte.

PUB

Para o Governador, a crise é «também o tempo em que o movimento voluntário se põe à prova», pelo que esta é a oportunidade ideal para este crescer.

O regulador alertou, citado pela Lusa, para a necessidade de o voluntariado se institucionalizar, tornando-se mais organizado, uma vez que as «iniciativas individuais desaparecem com o indivíduo».

É necessário transformar «o esforço individual em esforço colectivo», reiterou.

Carlos Costa citou o economista escocês do século XVIII Adam Smith para concordar que a divisão do trabalho é condição essencial para o crescimento, considerando que ou o voluntariado reforça a sua organização ou não passará de «uma congregação de boas vontades».

O Governador apelou ainda aos reformados para se dedicarem ao voluntariado. «Vivemos numa sociedade de consumidores, de acontecimentos, em vez de produtores. O voluntário tem a possibilidade de passar do sofá para a vida onde intervém e produz acontecimentos», afirmou Carlos Costa, acrescentando que «a melhor maneira de ser feliz é ser produtivo».

Referindo-se em específico à AAHSM, Carlos Costa defendeu que este projecto, que completa 15 anos, é fundamental e que o voluntário pode ser dos melhores aliados dos profissionais de saúde na estabilização psicológica dos doentes.

«Um doente é um homem perdido, fragilizado, por mais poderoso que seja quando entra no hospital», atirou.

PUB

Relacionados

Últimas