Já fez LIKE no TVI Notícias?

Fitch avisa: «Portugal não pode falhar metas orçamentais»

Relacionados

Agência diz que corte da notação de Portugal não contempla pedido de ajuda ao FMI. Se isso acontecer, classificação será novamente revista

Portugal não pode dar-se ao luxo de falhar as metas de redução do défice orçamental, avisa a Fitch.

Em entrevista ao «Diário Económico», o director sénior da agência, Paul Rawkins, prevê uma recessão de 1% para o próximo ano, e admite que o pacote de medidas anunciado pelo Governo para favorecer o crescimento e o emprego não chegará para evitar a contracção. Embora considere que o Orçamento para 2011 é credível, avisa que o risco está precisamente na previsão de crescimento que o Governo mantém e na qual a Fitch não acredita.

PUB

O analista não está preocupado que a situação política em Portugal possa desviar o esforço de consolidação, porque todas as forças políticas «reconhecem» que é um esforço que tem de ser feito.

Paul Rawkins sublinha que o corte de rating anunciado na semana passada ainda não contempla um possível pedido de ajuda ao Fundo Monetário Internacional (FMI). Se isso acontecer, haverá nova revisão.

A boa notícia é que a agência está agora menos preocupada com a banca nacional, já que a dependência do Banco Central Europeu (BCE) está a diminuir.

PUB

Relacionados

Últimas