Já fez LIKE no TVI Notícias?

Soares: «Não há alternativa às medidas de austeridade»

Relacionados

Antigo presidente da República diz que «Portugal tem de resolver défice para não cair a pique»

Mário Soares disse este sábado não existir alternativa às medidas de austeridade e alertou que caso não se resolva o problema do défice e do endividamento externo o país pode cair a pique.

«O primeiro-ministro tomou estas medidas porque foi altamente recomendado pelas autoridades da União Europeia, porque se não fosse assim não as fazia. Neste momento não havia alternativas e se houver que alguém as aponte», desafiou o antigo chefe de Estado.

PUB

Mário Soares, que falava aos jornalistas à margem da apresentação do livro «Loures, a República em 4 de Outubro», do jornalista e investigador António Valdemar, considerou ainda inevitável haver cortes no subsidio de desemprego, até que o défice esteja controlado.

«É preciso atingir algumas coisas do Estado Social até ultrapassarmos a questão. Não basta vir para a rua dizer que é preciso aumentar os salários dos desempregados. Eu também vinha, mas depois de onde vem o dinheiro para pagar? Se não resolvessemos o défice imenso que temos e o endividamento externo nós caíamos a pique», sustentou citado pela Lusa.

Numa altura em que se celebra o centenário da República, o antigo chefe de Estado admitiu que a República portuguesa está atravessar um mau momento, reiterando no entanto que tal se deve a um problema europeu e não nacional.

«A República está mal e tem problemas. Mas a monarquia espanhola que está aqui ao lado não está melhor, a Irlanda, que é República, também não, nem a Itália, nem a França», sublinhou.

O livro «Loures, A República em 4 de Outubro», cujo prefácio foi escrito por Mário Soares, relata a história da implantação da República no município de Loures, que celebra a efeméride um dia antes que o resto do país.

PUB

Relacionados

Últimas