Já fez LIKE no TVI Notícias?

Combate à crise vai levar ao confronto social. Concorda?

Relacionados

O leitor concorda? Acha que vamos assistir a tensões sociais nas ruas em resultado das restrições orçamentais?

O sociólogo Boaventura Sousa Santos prevê que Portugal assista a confrontação social caso se agravem as medidas de restrição de direitos das pessoas em nome do combate à crise financeira que ameaça a Zona Euro.

«Esta política convida à confrontação social. Estamos a assistir a roubo de direitos, a roubo de dinheiro que as pessoas pagaram. Quando se fazem cortes nas pensões, o dinheiro não é do Estado. Em grande parte, foi dinheiro que as pessoas investiram nas suas pensões», salientou, em declarações à agência Lusa.

PUB

Na sua óptica, «se as pensões não são garantidas isso é furto, é uma ilegalidade, e as pessoas sentem isso».

E o leitor, concorda? Considera que as restrições orçamentais irão espoletar tensões sociais? Dê a sua opinião na caixa dos comentários!

Entrada do FMI em Portugal seria «uma desgraça»

O sociólogo considera ainda que o recurso ao Fundo Monetário Internacional (FMI) seria «uma desgraça» porque a instituição funciona «segundo a lógica dos credores» e salientou que as melhores recuperações económicas vieram dos países que rejeitaram ajuda.

O FMI não é a solução adequada para Portugal, porque quando entra num país, «é a desgraça para esse país», disse o sociólogo, acrescentando que a tese está comprovada.

«Só os nossos comentaristas trauliteiros e ignorantes e conservadores, que infelizmente dominam os nossos meios de comunicação, alguns deles pessoas que deviam ter mais vergonha na cara, é que podem vir a sugerir que isso é uma boa solução para o país».

PUB

Relacionados

Últimas