Já fez LIKE no TVI Notícias?

Banco Mundial: Zona Euro deve crescer 1,7% este ano

Relacionados

Instituição reviu projecções e mostra pouca aceleração da região até 2013

A Zona Euro deverá registar um crescimento económico de 1,7% este ano, o mesmo que no ano passado, de acordo com as previsões do Banco Mundial publicadas esta terça-feira.

De acordo com a instituição, a expansão dos países da moeda única deverá acelerar ligeiramente em 2012 e 2013 para 1,8 e 1,9%, respectivamente.

PUB

No relatório de Junho «Perspectivas Económicas Globais», o Banco Mundial diz que a crise financeira tenderá a diminuir na Europa. «A recuperação na Europa continua a enfrentar grandes dificuldades devido à incerteza relativamente às dívidas soberanas de vários membros da zona e é necessário um processo de consolidação orçamental», diz.

Por isso mesmo, o crescimento será desigual no seio da Zona Euro, com alguns países limitados pelos austeros programas de consolidação orçamental, reestruturações do sector bancário, cepticismo em relação ao sector financeiro e consequente aumento dos custos dos empréstimos.

Valem a Alemanha e a França, que mostram um crescimento mais expressivo, com o desemprego na Alemanha a situar-se já «muito abaixo dos níveis pré-crise».

Para a economia global, a previsão fica praticamente na mesma para 2011, apesar das revoltas no Médio Oriente e do terramoto no Japão e o alerta do perigo de aumento do preço dos alimentos e do petróleo. O Produto Interno Bruto global deverá crescer 3,2%, uma décima abaixo da previsão de Janeiro. Já em 2012, mantém a perspectiva de um crescimento de 3,6%.

A organização diz ainda que a economia global poderá sofrer uma desaceleração mais severa se a instabilidade política no Médio Oriente e Norte de África se prolongarem e provocar um aumento crescente do preço do petróleo.

PUB

Relacionados

Últimas