Já fez LIKE no TVI Notícias?

BCE: Portugal pode ainda não ter feito o suficiente

Relacionados

Banqueiro finlandês diz que é preciso acabar com a compra de dívida pública dos países periféricos e que estes têm de assumir as suas responsabilidades

Um dos membros do conselho do Banco Central Europeu (BCE) admite que Portugal e Irlanda podem ainda não ter feito o suficiente para cumprir as metas de défice que se propõem. Ou seja, podem ser precisas ainda mais medidas de austeridade do que as já anunciadas.

O finlandês Erkki Liikanen disse, em entrevista à Reuters, que «os dois países tomaram medidas importantes, mas nesta altura é impossível dizer se fizeram tudo o que era preciso fazer».

PUB

Declarações que saem em linha com o que tinha já sido afirmado recentemente pelo alemão Axel Weber, que se opõe ao programa de compra de dívida pública dos países da Zona Euro, considerando que os Estados devem ser responsabilizados individualmente pelos seus défices, em vez de serem ajudados pela comunidade.

«O programa é, por definição, temporário. Foi concebido para restaurar a eficácia da política monetária. O mecanismo crucial é o Fundo de Estabilização Financeira mas, no final de contas, o mais importante é que cada país cumpra as suas obrigações», disse.

PUB

Relacionados

Últimas