Já fez LIKE no TVI Notícias?

Sal a mais no pão? Multas até 5 mil euros já a partir de hoje

Relacionados

Lei que impõe limite de 1,4 gramas de sal por 100 gramas de pão entra em vigor a partir desta quinta-feira. Cada português consome em média 12 gramas de sal por dia. OMS recomenda um máximo de seis

Se for tomar o pequeno almoço vai sentir diferença no sabor do pão. É que agora este alimento tem de ter obrigatoriamente menos sal, com a entrada em vigor de uma lei elogiada por médicos e especialistas em saúde pública, mas que levanta algumas reticências à indústria do sector. Quem não respeitar as normas arrisca-se a multas até 5 mil euros, avança o jornal «Público».

A nova lei define um teor máximo de 1,4 gramas de sal por 100 gramas de pão e obriga a que os rótulos das embalagens de alimentos pré-embalados prestem informação sobre a quantidade relativa e absoluta de sal, por percentagem do produto e por porção/dose.

PUB

Uma medida que coloca Portugal no pódio dos países do mundo ocidental nesta matéria, por ser o primeiro a ter uma lei que impõe limites de sal no fabrico do pão.

Então e os cereais?

Mas esta é também uma iniciativa que dá dores de cabeça aos industriais e comerciantes da panificação. Estes profissionais lamentam que a lei deixe de fora produtos como os cereais de pequeno-almoço e acusam o Governo de falhar os apoios previstos para o sector.

«O pão foi um bode de expiatório para alguém mostrar que se preocupa com a saúde dos portugueses. Se fosse com esta preocupação seria abrangente para todos os produtos», disse à agência Lusa o presidente da Associação do Comércio e da Industria de Panificação (ACIP), Carlos Alberto dos Santos.

Os cereais, por exemplo, «contêm em média cinco vezes mais sal do que o pão». A ACIP diz que o sector tem perdido produção para produtos deste tipo.

«Os mais fracos são obrigados a alterar a produção. As grandes indústrias pura e simplesmente são obrigadas a ter rotulagem».

PUB

Portugueses consomem dobro do sal recomendado

Portugal consome o dobro do sal que é recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH) está confiante de que a nova lei vai trazer mudanças. Cada português consome em média 12 gramas de sal por dia, quando a OMS recomenda um máximo de seis.

O presidente da SPH, José Alberto Silva, não tem dúvidas de que a nova legislação «é a melhor lei em termos de saúde pública que já foi publicada».

Pão: cortam no peso para não aumentar preços

PUB

Relacionados

Últimas