Já fez LIKE no TVI Notícias?

Ameaça da S&P é «aviso» para Europa decidir a sério

Relacionados

Cimeira de sexta-feira precisa de resultar em medidas concretas

A decisão da agência Standard & Poor`s de colocar em perspectiva negativa o rating de 15 países da Zona Euro é um aviso para que o Conselho Europeu tome medidas concretas na sexta-feira.

«É o apertar do cerco das agências de rating aos países da Zona Euro», explicou à Lusa o analista da DIF Broker, João de Deus, sublinhando que a S&P está a dar um aviso aos investidores que «poderá ser seguido pelas outras agências de notação».

PUB

Apesar de a crise já durar há mais de dois anos - desde que começaram os primeiros problemas com a dívida soberana da Grécia - «não foram tomadas, até agora, medidas concretas» na opinião deste analista.

Por isso, defende, «em 2012 é possível que a Zona Euro entre em recessão» até porque «todos os grandes países já estão a apresentar planos de austeridade».

«É isso que as agências de notação estão a ver: o clima económico da Zona Euro vai ter um aperto» e «são mesmo necessárias medidas para que os mercados respondam positivamente».

Embora as medidas a tomar pelo Conselho Europeu na sexta-feira sejam sempre «para o longo prazo», o aviso da S&P já está a ter consequências, admitiu o analista.

«Esse anúncio da S&P já está a agravar os mercados. Temos [hoje] o índice alemão a desvalorizar 1,5% com 7 minutos de mercado e o índice espanhol a cair 0,5%».

PUB

Relacionados

Últimas