Já fez LIKE no TVI Notícias?

Países da Zona Euro com triplo A ameaçados pela S&P

Relacionados

Agência de notação financeira pode cortar rating à Alemanha e mais cinco Estados-membros

Standard and Poor's avisou esta segunda-feira a Alemanha e outros cinco países membros da Zona Euro, cujas dívidas têm nota máxima - triplo A (AAA) - de que correm o risco de sofrer um corte do rating, como resultado da crise económica e política que afecta a moeda única.

A agência de notação financeira pode colocar ainda esta segunda-feira os seis Estados-membros sob perspectiva negativa: o que significa que Alemanha, França, Holanda, Finlândia, Áustria e Luxemburgo sofrem 50% de hipóteses de perder a nota máxima, no espaço de 90 dias, passando para AA+, segundo avança a edição online do «Financial Times».

PUB

Os mercados há muito que suspeitavam de um potencial corte de rating da França, mas pouco esperavam que a Alemanha pudesse estar em perigo.

Segundo o FT, no que diz respeito a Berlim, a S&P está preocupada com o «impacto potencial da crise política, orçamental e monetária que têm afectado a economia europeia e a moeda única».

A agência de notação prepara-se para este aviso enquanto os governos da Zona Euro programam uma cimeira decisiva esta sexta-feira, em Bruxelas, com Berlim e Paris a querer que os restantes Estados-membros endureçam as suas regras orçamentais - e de défices excessivos - para acalmar os receios dos investidores.

A S&P alertou os seis governos em causa de que irão concluir a avaliação após a cimeira do dia 9, e o «mais rápido possível», mas sublinharam que é da opinião da agência de rating que «a falta de progressos dos líderes europeus e a falta de controlo da crise financeira pode reflectir-se de forma estrutural no processo de decisão da Zona Euro e na União Europeia».

PUB

Relacionados

Últimas