Já fez LIKE no TVI Notícias?

BCE pode subir juros três vezes este ano

Relacionados

Axel Weber diz que instituição iniciou processo de «normalização» das taxas de juro

A surpresa chegou na semana passada, quando o presidente do Banco Central Europeu admitiu subir os juros de referência já em Abril. E esta terça-feira o membro do Conselho do BCE Axel Weber veio admitir que podem acontecer três actualizações em alta só este ano.

«Não farei nada para tentar corrigir as expectativas do mercado neste momento», disse à Bloomberg Weber, depois de confrontado com o facto de os investidores anteciparem que a taxa de referência, actualmente no mínimo histórico de 1%, chegue aos 1,75% no final de 2011.

PUB

«Não vejo razão para, nesta fase, haver qualquer sinal de discordância em relação à forma como os mercados estão a avaliar a política futura do BCE».

As pressões inflacionistas deverão fazer o BCE antecipar a subida dos juros já para o próximo mês, uma vez que os preços estão a escalar a um ritmo superior ao tecto de 2% estabelecido pela instituição liderada por Jean-Claude Trichet.

O presidente do BCE disse que, embora os juros possam subir, isso não significa o início de uma série de aumentos. Mas parece que poderá haver pelo menos dois ainda este ano. Já surgiram avisos de que a actualização das taxas, a acontecer, será efectuada cedo demais.

PUB

Relacionados

Últimas