Já fez LIKE no TVI Notícias?

BCE suspende compra de dívida soberana

Relacionados

Autoridade monetária afirmou que na passada semana não comprou dívida soberana da Zona Euro

O Banco Central Europeu (BCE) disse esta segunda-feira que, na passada semana, não comprou dívida soberana, quando os responsáveis do banco insistem com os Governos para que aumentem as responsabilidades para resolver a crise de dívida da Zona Euro.

Depois de três semanas sem intervir no mercado, o BCE tinha comprado, na última semana de Fevereiro, 369 milhões de euros em dívida soberana, mas voltou esta semana a não intervir.

PUB

A compra de obrigações da Zona Euro no mercado secundário, por parte do BCE, sustenta os preços dos instrumentos de dívida e ajuda a baixar as taxas de juro que os países teriam de pagar.

Desde que o programa de compra de dívida arrancou em Maio de 2010, o BCE já comprou cerca de 77,5 mil milhões de euros em obrigações.

A suspensão das compras de instrumentos de dívida no mercado coincidiu com uma atitude mais firme face às pressões inflacionistas que o BCE tomou na passada semana, quando o presidente do banco central, Jean-Claude Trichet, indicou que a instituição poderá aumentar no próximo mês as taxas de juro de referência.

Trichet sublinhou que as medidas «pouco convencionais» ¿ incluindo a compra de dívida ¿ deverão continuar, mas os analistas consideram que o BCE terá dificuldades em conciliar o programa de compra de obrigações com políticas monetárias mais restritivas.

PUB

Relacionados

Últimas