Já fez LIKE no TVI Notícias?

Investidores vão de Natal com prenda no sapatinho

Relacionados

Ganhos na Europa e nos EUA, banca em destaque deste lado do Atlântico

Acabou com ganhos nos principais mercados esta última semana antes do Natal. Os investidores vão de fim-de-semana com presentes no sapatinho.

Em Lisboa, e ao contrário do que se poderia esperar, a estrela da sessão não foi a EDP. O papel de destaque coube à banca, que ajudou o PSI20 a fechar a semana em alta de 1,29% para 5.401,40 pontos.

PUB

A liderar os ganhos esteve o BES, que emitiu mil milhões de euros em dívida garantida pelo Estado. As acções do banco liderado por Ricardo Salgado dispararam 6,55% para 1,17 euros.

O BCP também trepou 4,46% para quase 12 cêntimos, animado pelos rumores da entrada de investimento chinês no banco. Ganhos que contagiaram também o BPI, que subiu 2,07% para 0,44 euros.

O retalho também contribuiu para o feliz Natal dos investidores. A Sonae ganhou 2,67% para 0,46 euros no dia em que o Governo angolano aprovou a entrada do Grupo no mercado de Angola. A empresa portuguesa vai abrir rede de supermercados naquele país em 2013. A Jerónimo Martins também ganhou cerca de 2%.

Quanto a outras empresas de peso, a PT avançou 0,91% para 4,54 euros e a Galp subiu 0,2%.

Por falar em energia, nota positiva para a EDP Renováveis, que ontem não tinha registado grande reacção à vitória da Three Gorges na privatização da casa mãe, mas que hoje disparou 3,17% para 4,653 euros. A Three Gorges vai comprar participações minoritárias em parques eólicos da EDP espalhados pelo mundo no valor de 2 mil milhões de euros.

PUB

A sessão, no entanto, não correu tão bem, para a casa mãe: a EDP, que ontem tinha fechado em forte alta, e que chegou a valorizar-se mais de 3% esta manhã, caiu 0,30% para 2,32 euros.

No resto da Europa, como em Lisboa, houve direito a boas notícias antes do Natal. A banca também foi um dos sectores mais animados e que mais contribuiu para os ganhos, ainda sob o efeito do leilão realizado pelo BCE na 4ª feira, que vai emprestar 500 mil milhões de euros aos bancos europeus. Os ganhos oscilaram entre os 0,31% de Milão e os 1,02% de Londres.

Também nos EUA os mercados estão no verde, animados pela subida das encomendas de bens duradouros. O Dow Jones ganha 0,61% e o Nasdaq avança 0,55%.

PUB

Relacionados

Últimas