Já fez LIKE no TVI Notícias?

Banca espanhola «só» precisa de 13 a 17 mil milhões de euros

Relacionados

BBVA está mais optimista que o Governo de Zapatero

A banca espanhola precisa de 13 a 17 mil milhões de euros para alcançar um rácio de core capital de 8%, em vez dos 20 mil milhões previstos pelo Governo.

A estimativa é do Serviço de Estudos do BBVA e foi dado a conhecer esta quarta-feira, escreve o «Cinco Dias».

PUB

No documento, intitulado «Situação Espanha», que foi apresentado pelo economista chefe do banco para Espanha e para a Europa, Rafael Domeneq estima que o valor médio necessário para atingir o objectivo em Dezembro é de 16.000 milhões de euros, sendo que, depois disso, alguns bancos poderiam precisar de um pouco mais de dinheiro.

Valores que, para o BBVA, serão «assumíveis, aceitáveis e manejáveis».

O banco prevê que, depois da recapitalização anunciada, as entidades ficarão com uma solvência folgada para os trimestres seguintes, com rácios de core capital acima dos 8% exigidos pelo Governo. No final de 2012, diz, as entidades com um core capital inferior a 6% serão responsáveis pela gestão de apenas 10% dos activos totais.

POR isso, o banco considera que o plano de recapitalização traçado pelo Governo tem pontos «favoráveis» e marca um caminho «muito claro» para continuar a reestruturação do sistema, ao favorecer a participação do capital privado, incentivar a transição das cajas para bancos e dar margem de manobra para se recapitalizarem.

PUB

Relacionados

Últimas